Amor de Mãe ganhou um lugar cativo no coração dos espectadores por investir em uma trama bem próxima da realidade. Esse conceito, defendido pela autora Manuela Dias, também se refletiu em diálogos alinhados com temas frequentes da sociedade, como a luta pela educação de qualidade.
Por isso, diversas sequências da novela das nove, que chega ao fim nesta sexta-feira (9), acabaram gerando repercussão nas redes sociais. Muitas vezes, Amor de Mãe alcançou o topo dos Trending Topics do Twitter com a divulgação de cenas, tanto na primeira como na segunda fase da trama.
Abaixo, GZH relembra oito momentos que ficarão marcados na história da teledramaturgia:
Cansada de ser forte
Na primeira fase, Camila (Jessica Ellen) desabafou em uma cama de hospital para Lurdes (Regina Casé). Após ter levado um tiro no braço, a professora falou sobre o fato de estar cansada de sempre ter que ser uma mulher negra forte, ainda mais "em um país racista". O momento emocionou muita gente.
— O problema é esse. Eu sempre vou ter que ser forte. Sempre! Eu tenho que ser forte porque a gente é pobre e eu quero estudar. Aí eu tenho que passar de primeira, porque eu não posso perder nenhuma chance. Nenhuma! Eu tenho que ser forte porque eu sou mulher e pra mulher tudo é mais difícil. Tem que aguentar sempre um babaca olhando para o meu peito ao invés de prestar atenção no que eu tenho a dizer. Eu tenho que ser forte porque eu sou preta e a gente vive num país racista. Eu tenho que ser forte porque eu sou professora. Porque... eu tentei ajudar meus alunos, eu tomei um tiro, eu tenho que ser forte... Eu estou cansada, mãe! Eu estou cansada. Eu estou cansada de ser forte. Eu não vou poder ser fraca? Nem um dia? Nem uma vez na minha vida? — reflete a jovem na cama do hospital.
Lurdes sobre a vida
Lurdes e Camila foram a Malaquitas visitar a mãe da diarista, que acabou falecendo. Durante a estada na cidade no interior do Rio Grande do Norte, a mãe biológica de Camila, Rita (Mariana Nunes) aparece e pede o perdão da filha. A professora nega dar uma chance para a mulher, já que considera Lurdes sua verdadeira mãe. A caminho do aeroporto, a personagem de Regina Casé disse uma frase marcante:
— Julgar os outros é muito fácil, difícil é compreender.
Danilo em crise existencial
Danilo (Chay Suede) ficou muito comovido ao conhecer sua suposta mãe biológica. Decepcionado com a falta de proximidade, o cozinheiro decidiu beber em um bar, quando entrou em crise existencial. Lurdes viu a cena e sentou para ouvir o desabafo. Em resposta, ela proferiu belas palavras:
— Esse é o momento para você crescer, virar o homem que tu quer ser. Não é a vida que vai te dizer o que você tem que ser, não, é tu que vai dizer para a vida como tu quer que ela seja. É isso.
Homenagem da Camila a Lurdes
No primeiro dia de Amor de Mãe, Camila se forma em uma faculdade pública e agradece à mãe em seu discurso de formatura. A cena emocionou os espectadores por ressaltar a importância de se defender a educação e a força de mulheres como Lurdes:
— Quero dedicar o meu dia de hoje à pessoa que mais me apoiou em todos os dias da minha vida: a minha mãe, dona Lurdes. Sabe, mãe, as vezes eu acho que a senhora não tem noção do que conseguiu fazer… Educar quatro filhos sozinha com salário de doméstica e babá, não é fácil, mas eu sei de tudo o que a senhora fez. Eu vi a senhora acordando todos os dias tão cedo, mas tão cedo, que ainda era de noite! Eu vi a senhora preparar o nosso café da manhã antes de sair pra trabalhar, eu vi todo o seu esforço pra colocar sustento dentro de casa e nunca deixar nada faltar pra gente — diz Camila no discurso. — E mesmo nessa correria, mesmo nessa luta, a senhora sempre teve tempo pra elogiar qualquer coisa que a gente fizesse. Qualquer coisa. Tempo pra abraçar, pra dar beijo. A senhora ensinou a gente a amar a vida, mesmo quando ela é tão dura. E se não fosse pelo seu esforço, talvez eu não estivesse aqui, né? Porque a gente nunca teve condição. Mas a senhora chegou a dormir na fila da escola pra conseguir me matricular… A senhora sempre acreditou em mim, mãe. E eu só sou essa pessoa forte que sou hoje hoje, graças a senhora, graças ao seu esforço. Mãe, você é uma guerreira, você é minha heroína, eu te amo muito!
Vitória adotando Thiago
Nas primeiras semanas, Vitória (Taís Araújo) está muito ansiosa para conhecer seu filho adotivo, Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues). No centro de adoção, a atendente fala que o mais importante é dar amor para a criança.
— A gente nunca está pronta para ser mãe, mas tem uma coisa que sei: a única coisa que resolve tudo é o amor — fala a atendente.
— Então tá tudo certo, amor eu tenho de sobra pra dar pro meu filho — garante Vitória.
A seguir, a advogada cai em lágrimas ao desenhar com Tiago e descobrir que sua cor favorita é azul.
Plano sequência de Magno
Magno (Juliano Cazarré) foi protagonista de um intenso plano sequência no primeiro capítulo da novela. O frentista sai do trabalho e anda entre um trânsito parado. Nessa caminhada, passa por carro em que está Vitória, agoniada por conta da sua ovulação, e por Thelma (Adriana Esteves), em outro veículo, chorando de preocupação com o filho Danilo. A cena de longa duração termina com Magno salvando Verena (Maria) de um estupro cometido por Genilson (Paulo Gabriel). É o cruzamento de vários núcleos em um único momento.
Velório de Lurdes
A suposta morte de Lurdes teve um velório online, em função da pandemia, e deixou muita gente emocionada. O capítulo foi recheado de flashbacks dos filhos da diarista e, durante a cerimônia, cada personagem falou sobre a personagem de Regina Casé.
— Eu não tenho como me despedir da senhora, porque mãe fica dentro da gente pra sempre. Eu posso até não ter saído da sua barriga, mas a senhora tá dentro de mim, tá na minha carne, no meu sangue — disse Camila.
Thelma armou o plano, mas também se pronunciou:
— A Lurdes foi uma grande mulher e cumpriu seu papel de mãe e de amiga. Eu quero dizer que vocês não estão sozinhos. Vocês contem comigo, porque eu sei que se fosse ao contrário, a Lurdes ia cuidar do Danilo como se ele fosse filho dela.
Encontro de Domênico e Lurdes
No capítulo de quarta-feira (7), foi difícil para o espectador conter as lágrimas com o aguardado encontro de Domênico e Lurdes. Após escapar do cativeiro, a doméstica é salva pelo filho no meio da estrada e revela a verdadeira identidade de Danilo.
— Eu sou sua mãe, Danilo... Você é meu filho. Você é o meu filho que foi vendido 27 anos atrás, em Malaquitas, pelo próprio pai. O filho que eu procurei todos os dias da minha vida. Danilo, você é o Domênico — falou Lurdes.
Os dois choraram ajoelhados e abraçados, no meio da estradinha de chão.