No quarto do hospital, Camila (Jéssica Ellen), uma professora atacada por defender seus alunos, desabafa com a mãe, Lurdes (Regina Casé), sobre as dificuldades de ser mulher, negra e pobre no Brasil. A cena de Amor de Mãe, exibida na noite da última segunda-feira (13), foi mais um momento comovente da novela das nove da Globo, que anda arrancando lágrimas do público desde sua estreia, em novembro de 2019.
— O problema é esse. Eu sempre vou ter que ser forte. Sempre! Eu tenho que ser forte porque a gente é pobre e eu quero estudar. Aí eu tenho que passar de primeira, porque eu não posso perder nenhuma chance. Nenhuma! Eu tenho que ser forte porque eu sou mulher e pra mulher tudo é mais difícil. Tem que aguentar sempre um babaca olhando para o meu peito ao invés de prestar atenção no que eu tenho a dizer. Eu tenho que ser forte porque eu sou preta e a gente vive num país racista. Eu tenho que ser forte porque eu sou professora. Porque... eu tentei ajudar meus alunos, eu tomei um tiro, eu tenho que ser forte... Eu estou cansada, mãe! Eu estou cansada. Eu estou cansada de ser forte. Eu não vou poder ser fraca? Nem um dia? Nem uma vez na minha vida? — reflete a jovem na cama do hospital.
A repercussão à cena foi imediata. Nas redes sociais, o público exaltou o texto da novela, escrita por Manuela Dias, e as interpretações de Jéssica Ellen (Camila) e Regina Casé (Lurdes).
"Eu fico muito feliz que muita gente que não conhecia a Regina Casé como atriz tem conhecido e aclamado o ícone que ela é. A cena de ontem com a Jéssica Ellen foi emocionante, real, gerou identificação. Manuela Dias, enquanto autora, tem igualmente brilhado", escreveu uma espectadora no Twitter.
"Impossível assistir Amor de Mãe sem chorar nenhum capítulo. Manuela Dias com texto impecável, a Jéssica Ellen e a Regina Casé dando um show de atuação", declarou outra.
No geral, o público fez questão de compartilhar o momento, refletindo sobre a importância da fala da personagem. "Essa foi a cena mais incrível que vi nos últimos tempos da Globo. Totalmente necessária, uma fala que revela as verdades desse país", escreveu um usuário. Já outro refletiu: "Um tapa na cara da sociedade".
Amor de Mãe é centrada na história de três mulheres: Lurdes (Regina Casé), que deixou o Rio Grande do Norte há 26 anos; Thelma (Adriana Esteves), viúva há mais de 20 anos, mãe de Danilo (Chay Suede); e Vitória (Taís Araújo), uma dedicada advogada que sempre sonhou em ser mãe. A novela é exibida de segunda a sábado na RBS TV, logo após o Jornal Nacional.