"Oprah", "Meghan" e até "Diana" seguem nos assuntos mais comentados do Twitter na tarde desta segunda-feira (8). Isso porque a polêmica entrevista do príncipe Harry e de sua esposa, a atriz Meghan Markle , transmitida na noite deste domingo (7) pelo canal CBS, caiu como uma bomba no colo da monarquia britânica. Os dois abriram o jogo sobre seus conflitos com a família real em um bate-papo revelador com a apresentadora Oprah Winfrey.
Racismo, pensamentos suicidas, desentendimentos com príncipe William e Kate Middleton, perda da liberdade e por aí vai: Meghan e Harry falaram sobre o cenário que culminou com a opção por sair da realeza e fazer a vida fora da Inglaterra.
Nesta manhã, jornais do Reino Unido estamparam a repercussão do programa na capa. Parte da mídia britânica especula que a entrevista "foi muito mais longe do que o esperado" e será "extremamente prejudicial para a família real". O duque e a duquesa de Sussex, como são formalmente conhecidos, entregaram "bombas suficientes para afundar uma flotilha", relatou o Daily Telegraph.
Toda essa honestidade não foi muito bem recebida pelos veículos de imprensa locais. Por exemplo, o apresentador do programa Good Morning Britain, Piers Morgan, começou sua aparição na televisão nesta manhã dizendo estar "com raiva a ponto de ferver" e "enjoado" por conta da entrevista. Para ele, Harry "metralhou" sua família e isso foi "tão desleal". Ele também criticou eles terem concedido a entrevista enquanto o príncipe Phillip, marido da rainha Elizabeth, está internado após uma cirurgia cardíaca.
— Ele tem atacado sua família inteira na TV global enquanto o príncipe Phillip está no hospital. A América está destruindo nosso país e destruindo nossa monarquia agora — opinou.
Já o comentarista Nile Gardiner publicou um artigo no site da Fox News intitulado "Entrevista de Meghan Markle a Oprah foi um insulto à rainha e ao povo britânico".
"A entrevista foi um exercício mesquinho de mesquinhez e rancor, sem um pingo de graça ou humildade da ex-atriz. Também foi mal cronometrado, com o avô de Harry, o príncipe Philip, o duque de Edimburgo se recuperando de uma cirurgia no hospital aos 99 anos (ele faz 100 anos em junho)", repreendeu ele.
Por fim, o jornal The Sun escreveu que Meghan "pode nunca mais retornar ao Reino Unido depois de irritar a família real com uma entrevista bombástica a Oprah". Após ter usado por meses o termo "Megxit", fazendo uma paródia com a saída do Reino Unido da União Europeia ao se referir à crise de Meghan com a família real, agora o jornal fez um novo trocadilho e usou o apelido "Megxile" - um junção do nome da atriz com a palavra em inglês para "exílio".
Apoio de famosas
Se a mídia tradicional questionou a atitude do casal, as redes sociais mostraram uma corrente de apoio a Meghan e Harry. Entre os nomes que se destacaram ao comentar a entrevista está o da tenista Serena Williams, amiga de longa data de Meghan. Em seu perfil do Instagram, fez um texto elogiando a coragem do casal de trazer certas questões, como o racismo, à tona.
"Estou muito orgulhosa de você por ser tão corajosa. Eu sei que nunca é fácil. Você é forte, tanto você quanto Harry. Eu amo você", escreveu na legenda do post.
"Meghan Markle, minha amiga altruísta, vive sua vida - e conduz por exemplo - com empatia e compaixão. Ela me ensina todos os dias o que significa ser verdadeiramente nobre. Suas palavras ilustram a dor e a crueldade que ela experimentou. Eu conheço em primeira mão o sexismo e racismo que as instituições e a mídia usam para difamar as mulheres e pessoas de cor para nos minimizar, para nos destruir e nos demonizar. Devemos reconhecer nossa obrigação de desacreditar da fofoca maliciosa e infundada e do jornalismo de tabloide. As consequências da opressão e vitimização sistêmicas para a saúde mental são devastadoras, isolantes e, com frequência, letais. Eu quero que a filha de Meghan, minha filha e sua filha vivam em uma sociedade que é movida pelo respeito", publicou a atleta.
Veja o post:
A atriz Gabrielle Union-Wade publicou uma foto em que aparece ao lado de Meghan em uma premiação e também declarou seu apoio. Na localização do post, escreveu: "Nós estamos com você, irmã".
"Você já sabe que horas são. Espero que todos nós continuemos a nos unir em torno das mulheres que ousam defender a si mesmas e aos outros. Nós vemos você, nós apoiamos você, nós protegemos você", disse ela na legenda.
Confira a publicação:
Nos comentários, a atriz Viola Davis endossou o discurso e publicou:
"Sim!!".
Já a atriz Jameela Jamil afirmou que Meghan foi "muito digna e protetora com aqueles que fizeram o pior".
"Podemos, por favor, parar um momento para lembrar o quão obsceno foi o comportamento da imprensa e do palácio em antecipação a uma entrevista que na verdade acabou sendo bastante vaga e mansa? O que eles ACHAM que Meghan e Harry diriam? O que eles devem ter feito para ficar com tanto medo?", questionou ela em seu perfil do Twitter.
Em seguida, compartilhou um post que critica a posição do apresentador Piers Morgan, citado anteriormente.
"Piers Morgan, que é um homem branco, está nos dizendo que 'não acredita' que a forma como Meghan tem sido tratada pela imprensa britânica e pela The Firm (como a coroa inglesa é referida) é por causa do racismo. Quando os brancos tentam ser árbitros do que é ou não considerado racista, não ficam com vergonha?", diz o post.