A cantora Elba Ramallho viu seu nome entrar para os assuntos mais comentados na internet na semana passada após a polícia encerrar uma festa realizada na sua casa em Trancoso, na Bahia. O imóvel estava alugado para turistas. Com ingressos comercializados, o evento reuniu cerca de 500 pessoas.
No mesmo dia da festa, o ator Tuca Andrada compartilhou um vídeo nas suas redes sociais em que Elba aparece sem máscara em meio a uma aglomeração. Na legenda, o artista escreveu: "Feliz ano podre". Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, publicada no domingo (3), Elba esclareceu que a imagem é de um encontro promovido pelos donos da grife Osklen, de quem é amiga, em um bar. Afirmou ainda que o estabelecimento estava lotado porque todos na região estavam assim.
— Aquele ator deve ser muito frustrado para fazer um negócio desses com um colega. Estão dizendo que é a festa na minha casa — acrescentou.
Elba já havia esclarecido, em entrevista à Revista Quem, que estava hospedada em um resort no momento da festa em sua casa. E que ficou sabendo da confusão enquanto assistia a uma missa. A artista também relatou ter participado de apenas um evento desde que chegou a Trancoso, no qual "todo mundo foi testado".
— Estou tranquila no meu canto. Fui na inauguração de uma loja de um grande amigo e tomei um vinho. Sou filha de Deus, sou humana. Todo mundo testado. Temos um amigo que é dono de um laboratório e ofereceu teste de covid-19 para todo mundo. Dançamos um pouquinho de forró, nada demais — disse ela.
Após a entrevista de Elba à Folha de São Paulo, Tuca resolveu trazer o debate para o seu perfil do Instagram e publicou uma carta aberta à colega de profissão.
"Querida Elba Ramalho, vamos clarear algumas coisas. Nunca afirmei que o vídeo se passava na sua casa, nunca escrevi que o evento acontecia naquela noite (apesar de se passar durante a pandemia, pois podemos ver alguns com máscaras no pescoço e até mesmo um DJ ou barman de máscara), nunca toquei no seu nome, simplesmente postei um vídeo que você aparece sem máscara numa festa. Não tenho absolutamente nada contra você, te admiro como uma das maiores artistas desse país e quanto ao seu trabalho continuarei fã. O problema, Elba, é que muitos de nós, artistas brasileiros, perdemos a noção pedagógica que nosso trabalho exige. Digo isso e não me excluo desse problema, mas sempre dá tempo de corrigir nossa rota e tento fazer isso todos os dias. Uma estrela de primeira grandeza como você estar numa aglomeração, sem máscara , quando já temos 200.000 mortos e um governo totalmente irresponsável e genocida, que zomba dos mortos, causa espanto sim, e também muita tristeza", afirmou ele.
A artista respondeu as acusações nos comentários da publicação.
"Tuca, mandei mensagens te esclarecendo tudo, ratificando que não fui para festa alguma, que a casa estava alugada e não sabia da festa... Te expliquei tudo e você insiste em me apunhalar, me acusar, me jogar na cruz! Tive covid, estou com imunidade, fiz teste naquele dia da inauguração da Osklen, eu e meus amigos... Estava comendo, bebendo sem máscara, lógico. Sou responsável e trato essa doença com seriedade. Ajudo a comunidade com doação de cestas básicas e máscaras; sobre isso você não fala! É muita perseguição, muita injustiça... Deus sabe", concluiu.