A briga entre Xuxa e Sikêra Jr ganhou mais um capítulo nesta semana. A gaúcha teria acionado os seus advogados após ter sido chamada de pedófila e acusada de fazer apologia às drogas pelo apresentador. Segundo o site Notícias da TV, Xuxa entrou com ações e pediu que o jornalista perca o registro profissional, assim como sua demissão da Rede TV! - além de uma indenização de R$ 500 mil.
Relembre a briga entre os dois:
Tudo começou no final de outubro, quando o apresentador comentou uma reportagem em que uma mulher teria flagrado seu marido fazendo sexo com uma égua. Sikêra propôs uma "simulação" do vídeo feita por seus colegas de programa - um deles utilizando uma máscara de burro.
— A última informação que recebemos é que eles se separaram e ele vai casar com a égua. É um jumento, um casal gay — encerrou Sikêra Jr., fazendo piada sobre a situação.
Em suas redes sociais, Xuxa criticou a forma como a reportagem foi conduzida e, posteriormente, o apresentador respondeu durante o programa Alerta Nacional, reclamando que "todo mundo está preocupado com o rabo do cavalo".
— Ô, ex-rainha, quero dizer para você que pedofilia é crime. E não prescreve, não — afirmou, em referência ao filme Amor, Estranho Amor, que Xuxa gravou quando tinha cerca de 18 anos e no qual aparece seminua com um menino menor de idade.
Na sequência, Xuxa "convocou" uma série de famosas para uma campanha nas redes sociais chamada de "Zoofilia não é piada". Nomes como Angélica, Ana Maria Braga, Rita Lee, Camila Pitanga, Paolla Oliveira, Sasha Meneghel e Carolina Dieckmann se posicionam sobre o movimento capitaneado pela apresentadora.
Mas essa não foi a primeira vez que a apresentadora sofreu ataques públicos. Selecionamos outras quatro situações em que Xuxa foi abertamente criticada:
Antonia Fontenelle
Em julho, Xuxa mostrou solidariedade ao youtuber Felipe Neto, que estava sendo alvo de fake news sobre pedofilia. Na época, Felipe também recebeu apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da OAB e de diversos artistas. Ao se manifestar a favor do influenciador, Xuxa recebeu um comentário nada gentil da apresentadora Antonia Fontenelle, que está em"guerra" judicial com Felipe e não gostou da publicação.
Em seu perfil nas redes sociais, Xuxa havia compartilhado uma imagem de Felipe com os dizeres: “Estou com você de coração, corpo e alma. Se proteja, mas não se cale, beijos, tia X”.
“Tia Xuxa, eu custei a acreditar que tipo de pessoa você é. Não é à toa que desde sempre gostei mais da Mara Maravilha. Você apoiar um cara que faz o que faz é de uma imoralidade sem fim. Esperar o que de uma pessoa que foi enxotada da Globo, falou mal dela e agora faz maratona em seus programas falidos na tentativa de voltar pra lá, o nome disso é falta de dignidade. Você acaba de perder o meu respeito, como mulher e como profissional”, escreveu Fontenelle.
José Serra
Em 1999, o então ministro José Serra falou da apresentadora em uma entrevista após a abertura de um simpósio internacional sobre gravidez na adolescência. Na ocasião, Serra disse que a mídia devia se preocupar mais com o que divulga. Segundo ele, a "exaltação da produção independente estimula meninas de 12, 13 anos a terem filhos". E afirmou:
— Eu fico imaginando quantas adolescentes não se influenciaram pela produção independente da Xuxa com a Sasha.
Em agosto, em sua coluna na revista Vogue, Xuxa relembrou a acusação.
"Resolvi ter minha filha aos 35 anos sem me casar e disseram que eu era mau exemplo para os públicos infantil e adolescente. O então ministro José Serra, na época, disse até que eu estava incentivando as jovens a seguir o meu exemplo. Será que trabalhar muito, ter uma conta bancaria alta, ser uma mulher independente, resolver ter filho aos 35 anos, cuidar da saúde, não fumar, não beber, são maus exemplos?", questionou ela.
Datena
Xuxa também já se envolveu em uma polêmica com os apresentadores José Luiz Datena e Joel Datena – pai e filho, respectivamente. Durante reportagem do programa Brasil Urgente, da Band, Joel disse que puniria fisicamente uma criança de 10 anos que pegou o carro da mãe e gravou em vídeo. Em seu Instagram, Xuxa postou uma foto da atração e criticou o comentário de Joel.
"Como uma pessoa que deveria passar informação é tão desinformada? Uma criança não deve ser corrigida com porrada, é fato, é lei", disse na publicação.
Mais tarde, José Luiz Datena respondeu ao comentário da apresentadora em vídeo publicado no Instagram, comentando que uma das poucas vezes que sentiu vontade de "dar umas palmadas" em seu filho, foi quando Joel assistiu ao programa "daquela garota de programa infantil, que cresceu e ainda continua infantil e, além disso, imbecil".
Joel também respondeu Xuxa em sua página no Instagram. "Eu disse e repito que: não concordo em não poder corrigir nossos filhos com palmadas. Para quem me conhece sabe que não vivo no mundo da lua. Xuxa, meu nome é Joel Datena, sou pai de quatro filhos. Muito prazer e obrigado pela audiência", escreveu.
Seguidores
Assim como todo mundo, Xuxa envelheceu. Mas parece que algumas pessoas simplesmente não conseguem aceitar o fato. Não são poucos os comentários nas redes sociais que costumam criticar a aparência da apresentadora.
Em coluna publicada em abril do ano passado, Martha Medeiros escreveu sobre a apresentadora ser alvo frequente de ofensas. Depois que publicou uma foto sem maquiagem no Instagram, Xuxa foi massacrada por seguidores que não aceitaram a sua “falta de vaidade”. Para a colunista, o que as pessoas não toleram é a passagem do tempo.
“Sem querer, ela acaba ‘traindo’ toda mulher que gasta fortunas em procedimentos estéticos a fim de parecer mais jovem. Ao abrir mão de ser um padrão juvenil de beleza, Xuxa dá uma situada no mulherio: a era do ‘ilarilarilariê’ acabou. A vaidade agora está em ser madura e livre”, escreveu Martha.
A coluna foi republicada por Xuxa, que, em entrevista exclusiva à Revista Donna, reafirmou suas escolhas:
— Só não envelhece quem morre cedo.