Alex Consani, 21 anos, entrou para a história da moda ao se tornar a primeira mulher transgênero a conquistar o título de Modelo do Ano, concedido pelo British Fashion Council, na segunda-feira (2).
A premiação, que ocorreu no Royal Albert Hall, contou com a presença de nomes como Rihanna, A$ap Rocky, Debbie Harry, Anna Wintour, Chloe e Halle Bailey. O anúncio foi feito pela também modelo Ashley Raham e pela atriz Nava Mau.
Ao receber o prêmio, Alex celebrou as pessoas que vieram antes dela. Além disso, agradeceu aos pais que a incentivaram a iniciar a carreira aos 12 anos.
—Não posso aceitar este prêmio sem agradecer àquelas que vieram antes de mim, especificamente as mulheres trans negras que realmente lutaram pelo espaço em que estou hoje: Dominique Jackson, Connie Fleming, Aaron Rose Phillips e inúmeras outras que lutaram pelo espaço que me permitiu florescer hoje — disse.
De acordo com o British Fashion Council, a categoria vencida por Alex dá o reconhecimento do impacto global de uma modelo que dominou a indústria com uma influência que transcende a passarela.
Quem é Alex Consani
Nascida nos Estados Unidos, ela iniciou sua carreira aos 12 anos. Em 2019, assinou com a IMG Models e, no ano seguinte, começou a usar o TikTok, onde hoje reúne quase quatro milhões de seguidores.
A modelo ganhou notoriedade ao ser eleita um dos destaques da primavera/verão de 2023 pela Vogue, durante a temporada em que desfilou para Boss, Burberry, Chloé, Roberto Cavalli e Coperni.
Ainda em 2023, Alex e a brasileira Valentina Sampaio foram as duas primeiras modelos trans a desfilarem para a Victoria's Secret. Neste ano, ela ainda foi o rosto da coleção de Jean Paul Gaultier para a marca londrina Knwls.