Xuxa Meneghel convocou um time de peso para lançar a campanha "Zoofilia não é piada" em suas redes sociais. Em uma série de vídeos publicados em seu perfil do Instagram, nomes como Angélica, Ana Maria Braga, Rita Lee, Camila Pitanga, Paolla Oliveira, Sasha Meneghel e Carolina Dieckmann se posicionam sobre o movimento capitaneado pela apresentadora.
"Não existe sexo com animais. Não existe sexo com crianças. O nome disso é estupro", diz Xuxa, no início da gravação. "Presta atenção: Zoofilia é crime, não é uma piada", completa Ana Maria.
Assista ao vídeo:
Na coluna que assina para a revista Vogue Brasil, a apresentadora voltou a falar sobre a campanha nesta quarta-feira (28):
"Um animal que não pode se defender deve ser visto como uma criança que é abusada. São seres indefesos que são usados por pessoas doentes e ninguém pode fazer disso um show de horrores ou pauta para piada, isso é inadmissível. Esse senhor disse que transar com criança é pedofilia e ele tem razão, assim como sexo com animal é zoofilia, ambos crimes", escreveu.
Apesar de não citar nominalmente, a campanha soa como referência ao apresentador Sikêra Jr, da Rede TV. Na última quarta-feira (21), ao comentar uma notícia em que uma mulher teria flagrado seu marido fazendo sexo com uma égua, o apresentador propôs uma "simulação" do vídeo feita por seus colegas de programa - um deles utilizando uma máscara de burro.
— A última informação que recebemos é que eles se separaram e ele vai casar com a égua. É um jumento, um casal gay — encerrou Sikêra Jr., fazendo piada sobre a situação.
Em suas redes sociais, Xuxa criticou a forma como a reportagem foi conduzida e, posteriormente, o apresentador respondeu durante o programa Alerta Nacional, reclamando que "todo mundo está preocupado com o rabo do cavalo".
— Ô, ex-rainha, quero dizer para você que pedofilia é crime. E não prescreve, não — afirmou, em referência ao filme Amor, Estranho Amor, que Xuxa gravou quando tinha cerca de 18 anos e no qual aparece seminua com um menino menor de idade.
Recentemente, a própria apresentadora falou sobre as críticas que recebeu por conta do longa:
— As pessoas querem me atingir falando sobre o filme. Queria deixar claro que isso não me atinge, porque aquilo lá é uma ficção.