A atriz Gwyneth Paltrow contou, em entrevista à revista Vogue britânica, como foi o momento em que percebeu que seu casamento com Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, havia acabado. Para a publicação, ela também refletiu sobre o que aprendeu com o término.
A percepção aconteceu em um final de semana que os dois estavam viajando para comemorar os seus 38 anos.
— O inverno estava chegando, as folhas estavam caindo. Estávamos em uma cabana perfeita para a comemoração de um aniversário: tinha lareira e uma vista linda para uma fazenda. Eu não sei que dia ou que hora aconteceu, mas eu percebi que, apesar de tudo aquilo, das caminhadas longas de mãos dadas e taças de vinho, meu casamento tinha acabado — contou ela.
A princípio, Gwyneth disse que tentou ignorar o sentimento.
— Foram anos até que as palavras saíssem de nossas bocas — confessou. — Naquele fim de semana, percebi uma rachadura na barragem, permitindo apenas que um pouco da verdade escoasse. Mas aquilo foi aumentando, até que transbordou.
Finalmente, o casal concordou que o melhor era seguir caminhos separados, mas optaram por aderir ao conceito de "separação consciente".
— Nós éramos próximos, a gente se divertia e ria junto, mas nunca nos encaixamos muito como um casal. Sempre havia um pouco de inquietação. Mas cara, como nós amávamos nossos filhos. Não queríamos falhar ou decepcionar ninguém. Acima de tudo, não queríamos magoar as crianças — relatou. Os dois têm dois filhos juntos: Apple, de 16 anos, e Moses, de 15.
A ideia, sugerida pelo terapeuta do casal, consistia em dar continuidade às relações familiares, mesmo com o fim do casamento. A atriz disse que os dois cometeram erros e acertos ao trilhar este caminho.
— Havia dias que não conseguíamos aturar um ao outro, mas nos forçávamos a lembrar o porque de estarmos fazendo aquilo. De alguma forma, conseguíamos nos abraçar e sorrir junto das crianças. Foi provavelmente o ano mais desafiador de minha vida — refletiu.
Para ela, foi por causa dessa combinação que conseguiu manter o carinho pelo ex-marido.
— Não tem problema você continuar amando as partes do seu ex que você sempre amou. Na verdade, é isso que faz a separação consciente funcionar. Ame todas essas qualidades ótimas da pessoa. Elas ainda existem, elas ainda podem te fazer sentir o mesmo que um dia sentiu por aquela pessoa. Ao invés de reprimir seus sentimentos, explore-os. Perdemos todas as nuances da vida quando tornamos tudo 100% bom ou ruim — afirmou.
Hoje, a atriz é casada com o roteirista Brad Falchuk, e o cantor namora a atriz Dakota Johnson. Todos se dão bem e, inclusive, já viajaram juntos.
— Eu sei que meu ex-marido estava destinado a ser o pai de meus filhos, e sei que meu atual marido está destinado a ser meu parceiro para o resto da vida. A separação consciente te permite reconhecer que esses dois amores podem coexistir e nutrir um ao outro — finalizou.