Desde a manhã desta segunda-feira (29), o nome do ator Fábio Assunção, 48 anos, é um dos assuntos mais comentados no Twitter. Na rede social, multiplicam-se comentários exaltando a nova fase da vida do ator, que já falou publicamente sobre sua luta contra a dependência química.
A "onda de empatia" começou com uma postagem do professor cearense Cadorno Teles, que convidou os usuários do Twitter a "viralizarem o Fábio Assunção sóbrio".
"Só por hoje, ele vem ganhando a batalha contra a dependência química. É mais engraçado postar ele doidão né? Só quem já teve parentes e amigos que sentiram na pele para aplaudir de pé essa fase dele. Recuperação", escreveu ele.
Em pouco mais de 14 horas, a postagem já teve mais de 36 mil compartilhamentos e quase 180 mil curtidas. Na sequência, os tuiteiros passaram a exaltar o novo momento do ator e incentivar sua recuperação. Veja algumas manifestações:
A recuperação de Fábio
Nas redes sociais e em entrevistas recentes, Fábio Assunção vem mostrando um pouco mais de seus novos hábitos de vida. Quem o segue em seu perfil no Instagram, por exemplo, que contabiliza mais de 2 milhões de fãs, acompanha a rotina de treinos do ator, compartilhados com frequência.
No início do mês, Fábio emocionou os fãs ao publicar um desabafo sobre o momento de transformação que está vivendo:
— Fiz uma mudança na minha vida, com alimento mais saudável, que me preenche, me deixou mais leve. Isso, claro, transformou também a minha mente, deixando ela mais leve, mais produtiva — disse.
Na gravação de quase 18 minutos, o ator falou também sobre como lida com as críticas - e como a espiritualidade tem tido um papel importante em sua mudança:
— Vou me proteger de pessoas que estão esperando que eu engorde, torcendo para que eu fique inchado, para que eu volte a beber. Coisas que, no meu caso, me destroem. E eu não permitirei mais isso — afirmou. — Por ser um mérito meu e uma busca minha, eu gostaria que todas as pessoas que aplaudiram meu fracasso comecem a aplaudir as minhas vitórias. Porque me aplaudindo e aplaudindo minhas vitórias a gente vai poder crescer juntos. (...) Estou protegido, embora saiba que a maldade está esperando eu mudar de ideia. A minha conexão com esse poder maior está feita e é sagrada! Estou gravando esse vídeo com uma imensa alegria. Alegria de quem é livre! Se libertem da escravidão dos vícios . (...) O vício não é uma deficiência de caráter, mas não me sento à mesa de qualquer pessoa. Principalmente com aquelas que mentem para mim, que não admitem as fragilidades e negam suas próprias condições de serem humanos.
Em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, no dia 5 de junho, Fábio contou que perdeu 27 quilos para um novo papel na série Fim, inspirada em um livro de Fernanda Torres. Ele disse que foram cinco meses de preparação:
— Como são fases, acompanhamos o personagem mais novo até a velhice, é importante ele estar mais em forma. Eu estava com 97 quilos. Eu tinha feito uma série no ano passado em que eu era um pai de família, médico, e daí não sei, era outro corpo. Agora eu fico entre 69 e 72 (quilos).
O ator explicou que contratou um personal para o auxiliar a chegar no objetivo, e que seu emagrecimento foi feito por vias saudáveis, com dieta e exercícios físicos.
— Foi um trabalho interessante porque essa matemática do alimento com o peso e com o corpo me mudou também, porque você estando mais leve, se alimentando melhor com coisas mais saudáveis, a sua cabeça fica melhor, o seu espírito fica melhor — afirmou.
Fábio também contou que adotar uma alimentação mais leve lhe proporcionou uma melhora nos sintomas da ansiedade. Desde fevereiro, ele encontrou "um caminho de espiritualidade":
— Já recorri, durante a minha vida, a médicos e tratamentos, e agora estou vendo que as coisas são mais simples através da espiritualidade, de você elevar o pensamento e pensar na vida em coletivo. Eu acho que estamos em um momento de transformação do mundo. Esse vírus não veio à toa, veio para transformar o mundo. A gente teve que se isolar para pensar no coletivo. Eu estou tentando ver onde está o ensinamento disso.
No ar na reprise da novela Totalmente Demais, Fábio está feliz com o retorno da trama, que foi exibida entre 2015 e 2016.
—Totalmente Demais me colocou em contato com um público jovem, cheio de paixão. A troca que tivemos foi gigante. Houve muita torcida e muita vibração — contou.