Impulsionada pelo confinamento contra o coronavírus, como milhões de pessoas no mundo, a rainha Elizabeth II usou pela primeira vez uma plataforma de videochamadas para um evento oficial. Um trecho da reunião foi divulgado pelo Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (11).
Do castelo de Windsor, oeste de Londres, onde está confinada com o marido, o príncipe Philip, de 99 anos recém-completos, a monarca ouviu quatro membros da associação Carers Trust. A reunião foi organizada por sua filha, a princesa Ana, fundadora da associação que apoia pessoas que cuidam dos familiares gravemente doentes ou deficientes.
Com a ajuda de seu secretário pessoal para a parte técnica, a soberana de 94 anos foi a última a entrar na videochamada e a primeira a abandoná-la, como exige a etiqueta real.
– É muito interessante ouvir suas respectivas histórias – disse Elizabeth II no vídeo divulgado pelo Palácio de Buckingham.
– Estou feliz de poder conversar com vocês hoje – acrescentou a monarca, que enviou fez seu primeiro tuíte em 2014. Em contrapartida, Elizabeth foi pioneira em mandar seu primeiro e-mail: foi em março de 1976.
– Você conseguia adivinhar que ela nunca havia feito este tipo de chamada oficial, mas realmente levou com tranquilidade –afirmou Alexandra Atkins, de 24 anos, que participou da videoconferência.
– Estava sentada em meu quarto e conversando com a princesa e a rainha – exclamou, descrevendo a experiência como "irreal".
A rainha e o marido isolados desde o dia 19 de março. Eles fazm parte do grupo de risco da covid-19, em função da idade avançada.