A rainha Elizabeth II, de 93 anos, deixou o palácio de Buckingham, em Londres, e mudou-se temporariamente para o castelo de Windsor, que fica no condado de Berkshire, no sudeste da Inglaterra. Segundo informações do jornal The Sun, deixar a residência oficial da monarquia britânica é mais uma precaução contra o risco de contágio por coronavírus.
De acordo com uma fonte do palácio ouvida pela publicação, a monarca teria sido conduzida à Windsor na última quinta-feira (12).
– Ela está com boa saúde, mas foi melhor levá-la (para Windsor) – afirmou a fonte.
Enquanto Buckingham conta com cerca de 500 funcionários, Windsor tem cerca de 100 - mais um fator levado em consideração para a mudança. Ainda há a possibilidade da rainha Elizabeth e de seu marido, o príncipe Philip, de 98 anos, serem levados para a residência de Sandringham, que é ainda mais reservada e conta com menos funcionários.
Na última sexta-feira (13), o Palácio de Buckingham já havia anunciado o cancelamento de alguns compromissos que a monarca tinha em Londres. Segundo o comunicado, por aconselhamento do departamento médico da realeza, a agenda da soberana será alterada nas próximas semanas, para evitar que ela se exponha.
"Como precaução sensata e por razões práticas nas circunstâncias atuais, estão sendo feitas alterações nos compromissos da rainha nas próximas semanas", diz o informativo. Elizabeth resolveu adiar suas visitas a Cheshire, no noroeste da Inglaterra, e Camden, no norte de Londres. Outros eventos serão revistos no momento oportuno, diz a nota de Buckingham.
A monarca tem 93 anos, faixa etária em que a porcentagem de morte por complicações da doença pode chegar a 15%.