A rainha Elizabeth celebra, nesta terça-feira (21), seu aniversário de 94 anos. Em razão da pandemia de coronavírus, a comemoração será discreta. Confinada no Castelo de Windsor, a monarca deve passar a data sem sua família e sem as tradicionais salvas de honra.
Em meio à crise da saúde que atinge duramente seu país, a rainha considerou essas celebrações inadequadas. Foi cancelada a tradicional salva de tiros disparada todos os anos no Hyde Park, na Torre de Londres e no parque real de Windsor, a cerca de 40 km da capital. Além disso, a casa real confirmou que não haverá o tradicional desfile militar, celebrado todos os anos em junho, para festejar oficialmente o aniversário da rainha.
A soberana está há semanas confinada nesse castelo ao oeste de Londres apenas com seu marido, o príncipe Philip, de 98 anos. Devido à idade avançada, ambos estão no grupo de risco da covid-19.
Para marcar o aniversário da rainha, o Palácio de Buckingham, residência oficial da monarca, usou apenas as redes sociais.
No Twitter, foi postado um vídeo com momentos marcantes da vida da rainha com a família. As imagens mostram Elizabeth ainda princesa ao lado da irmã, princesa Margaret, que morreu em 2002. Em outra publicação, o Palácio parabeniza a monarca com uma sequência de fotos.
Homenagens da família
No contexto da pandemia, a rainha recebeu parabéns à distância, pelas redes sociais – a começar por seu filho mais velho, o príncipe Charles. O herdeiro do trono britânico publicou no Twitter uma série de fotos da soberana ao longo dos anos.
Já o filho mais velho de Charles, segundo na linha sucessória, príncipe William, publicou uma fotografia dele com a avó e sua esposa, Kate (foto abaixo). Sem redes sociais oficiais, o duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan, não parabenizaram publicamente a rainha até o fechamento desta reportagem. Eles abandonaram o perfil que leva a marca Sussex Royal quando deixaram suas funções como membros seniores da família real, no final de março.
O aniversário da rainha marca o começo de uma série de celebrações na família real. Na quinta (23), será a vez de um dos bisnetos dela, o príncipe Louis, completar dois anos. Depois, vem a princesa Charlotte, também filha de William e Kate, no dia 2 de maio: ela fará cinco anos. Quatro dias mais tarde, no dia 6, será a vez de Archie, filho de Meghan e Harry, que celebra um ano.