A atriz Annabella Sciorra, que participou da série de TV Os Sopranos, testemunhou nesta quinta-feira (23) contra o produtor de Hollywood Harvey Weinstein. Ele está sendo julgado em Nova York por crimes sexuais.
Annabella, de 59 anos, relembrou em um tribunal lotado como foi a noite em que o executivo da indústria cinematográfica a teria atacado. Segundo ela, o estupro ocorreu em seu apartamento em Manhattan, nos anos 1990. Ele nega as acusações.
– Eu estava tentando tirá-lo de cima de mim – disse a atriz, acrescentando que ela dava socos e chutes, mas que Weinstein a segurou. – Ele subiu em mim e me estuprou.
A atriz se referiu a Weinstein como "réu" e raramente o chamou pelo nome. Segundo a CNN, a voz de Annabella estremeceu algumas vezes durante seu testemunho, e ela ficou particularmente emocionada ao contar o período após o suposto estupro. A promotora-adjunta Meghan Hast já havia dito que Weinstein "transformou Sciorra em viciada em Valium".
Ele subiu em mim e me estuprou".
ANNABELLA SCIORRA
Em suas alegações iniciais, o advogado de Weinstein, Damon Cheronis, disse que a atriz contou uma vez que "fez uma loucura" com o produtor de cinema.
– Não descreveu como estupro porque não era –disse Cheronis.
O que diz a promotoria
Seu testemunho ocorre um dia depois que promotores e advogados de defesa deram suas declarações de abertura no julgamento de Weinstein. Os promotores disseram que o magnata do cinema de Hollywood agrediu sexualmente jovens e atrizes, incluindo Anabella, ao longo de décadas. Meghan apresentou-o ao júri como "um valentão de 136 kg que estuprou, humilhou e manipulou várias mulheres, deixando-as traumatizadas por anos".
A promotoria espera que o testemunho de Annabella ajude a convencer o júri de que o acusado é "um predador sexual". Sua suposta violação ocorreu há tanto tempo que o crime foi prescrito e, portanto, não faz parte do processo.
Para fazer isso, é necessário demonstrar que Weinstein atacou sexualmente pelo menos duas pessoas. Se ele for considerado culpado pelos crimes, o ex-todo-poderoso produtor de filmes enfrentará uma sentença máxima de prisão perpétua.
O julgamento de Harvey Weinstein
Weinstein, 67 anos, é acusado de praticar sexo oral com a ex-assistente de produção Mimi Haleyi contra sua vontade em 2006 e de estuprar a atriz Jessica Mann em 2013. Desde então, novas denúncias surgiram e deram início ao movimento #MeToo contra assédio e agressão sexual em Hollywood.
O caso de Weinstein começa a ser julgado dois anos depois do surgimento do escândalo que incriminou-o e derrubou outras dezenas de homens poderosos acusados do mesmo crime.
Mais de 80 mulheres já denunciaram Weinstein por assédio, agressão sexual ou estupro desde outubro de 2017. No entanto, a maioria dos crimes prescreveu e Weinstein só será julgado pelos supostos ataques contra Haleyi e Mann.
Pai de cinco filhos e divorciado duas vezes, Weinstein pode ser condenado a uma pena máxima de prisão perpétua.