A atriz Laverne Cox, estrela de Orange Is The New Black, compareceu ao Emmy 2019 na noite deste domingo (22) e seu look chamou atenção. Além do vestido cheio de tendências, com babados e um ombro só, a clutch que ela carregava deu o que falar.
A pequena bolsa era estampada com as cores do movimento LGBT+ e tinha os dizeres "8 de outubro, título VII, Suprema Corte” de um lado. Do outro, havia a bandeira da comunidade transgênero com a hashtag #TransIsBeautiful ("Trans É Bonito", na tradução literal).
Trata-se de um protesto contra a intenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de legalizar a demissão de pessoas LGBT+ no país. As ações que tratam desse assunto serão julgadas na Suprema Corte americana no próximo dia 8 de outubro.
Também será avaliado se os trabalhadores LGBT+ estão protegidos pelo Título VII da Lei dos Direitos Civis de 1964, um ato que "proíbe a discriminação no emprego com base em raça, cor, religião, sexo e origem nacional".
Em entrevista à Revista Vogue, a estilista da atriz, Christina Joy Pacelli, afirmou que a moda pode chamar atenção para casos como esse:
"Esta é uma audiência muito importante que afetará o futuro dos direitos LGBTQ. Laverne aproveitou a oportunidade para esclarecer sua importância com a moda do Emmy".
Laverne, que é transsexual, é uma importante porta-voz das questões da comunidade LGBT+ na atualidade. Inclusive ela foi escolhida por Meghan Markle para a edição da September Issue da Vogue britânica deste ano. Foram selecionadas 15 personalidades femininas que, na visão da duquesa de Sussex, promovem mudanças positivas no mundo hoje.