Considerada a série mais assistida da Netflix, Orange is the New Black (OITNB) ganha sua sétima e última temporada nesta sexta-feira (26), com 13 episódios. A trama que se passa na penitenciária feminina de Lichtfield deve ganhar novos ares, já que a protagonista Piper (Taylor Schilling) foi liberada do presídio no fim da sexta temporada.
Em entrevista à Entertainment Weekly, em maio, Taylor disse que esse último ano fará com que o público se veja na própria série e que "há uma reflexão sobre o senso de coletividade, de união das pessoas".
Conforme a sinopse divulgada pela plataforma de streaming, o seriado deve alternar entre a vida dentro e fora da prisão. "A amizade entre Taystee (Danielle Brooks) e Cindy (Adrienne C. Moore) continua balançada e o dia da sentença de Taystee se aproxima; Gloria (Selenis Leyva) e sua equipe de cozinha têm que encarar a realidade do novo sistema de lucro da Polycon, e outras personagens buscam drogas ou perseguem sonhos enquanto se questionam sobre seus lugares no mundo", diz um trecho.
(Atenção: contém spoilers abaixo)
Veja as principais questões da 7ª temporada de OITNB:
Piper livre e longe de Alex
A protagonista Piper viverá um ambiente totalmente novo. Depois de seis temporadas dentro do presídio, ela foi libertada graças ao plano da PolyCon, a administradora de Litchfield, de soltar detentas com bom comportamento. Agora, OITNB deve mostrar como será a vida dela e a dificuldade de manter o relacionamento com Alex (Laura Prepon), já que as duas se casaram de forma improvisada no ano anterior.
Imigração em debate
Os produtores e roteiristas do seriado sempre tentam se apropriar de assuntos em alta na sociedade. Neste ano, a imigração nos EUA deve nortear a trama, já que Blanca (Laura Gomez) e Sophia (Laverne Cox) também foram liberadas da prisão. No entanto, no final da sexta temporada, Blanca foi capturada para ser levada a um centro de imigração recém-inaugurado e, posteriormente, deportada. A esperança é que essa questão seja respondida neste novo ano.
O que vai acontecer com a Taystee?
O assassinato forjado de Piscatella (Brad William Henke) ganhou um julgamento grandioso no ano anterior, mas sem a sentença ser completamente revelada. Os espectadores ficaram apreensivos para saber se Taystee (Danielle Brooks) foi condenada à prisão perpétua ou à morte.
Daya em apuros
Por estar viciada em heroína, afim de minimizar os efeitos dos espancamentos que sofre dos guardas no presídio, Daya (Dasha Polanco) deve se tornar líder do tráfico de drogas dentro de Litchfield. Com o fim da rivalidade entre os blocos C e D, além das mortes de suas irmãs Barb (Mackenzie Phillips) e Carol (Henny Russel), a personagem deve ganhar mais destaque na sétima temporada, ainda mais depois do fato dela ter aceitado a sentença de ser condenada à prisão perpétua.
A gravidez de Lorna
Nas cenas finais da temporada anterior, Lorna (Yael Stone) foi levada para a enfermaria com contrações, após ter ameaçado fingir o trabalho de parto para poder fugir dos guardas. A dúvida é se a criança irá sobreviver e como será este novo momento da personagem.
Briga entre Red e Frieda?
Red (Kate Mulgrew) começa a supor que Frieda (Dale Soules) foi responsável por ela ter ganho alguns anos de pena, após a morte de Piscatella. Por isso, elas chegaram a se confrontar no fim da sexta temporada, mas o embate parece não ter terminado. O que será que vem por aí?