A roupa escolhida pela deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT), conhecida como Paulinha, para a cerimônia de posse no dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) provocou polêmica na última semana. E segue gerando comentários.
A peça, um macacão vermelho de alcinha com decote, gerou repercussão nas redes sociais e a parlamentar foi alvo de milhares de comentários, muitos deles ofensivos.
Uma foto tirada no dia da posse e postada no mesmo dia pela deputada em sua conta no Instagram soma mais de 12 mil likes e quase 3 mil comentários até esta quinta-feira (7).
As ofensas vieram de várias partes do país.
"Não precisa ir mostrando tudo no ambiente de trabalho onde a maioria só tem homens né querida? Você está querendo trabalhar ou fazer programa?", disparou uma usuária da rede social.
"Isso não é roupa para um plenário! Decote lindo, roupa linda! Mas para usar aí?", comentou outra.
Mas houve também quem apoiou a deputada.
"Por mim ela poderia ir até de roupa de dormir assim como todos os outros deputados poderiam ir de chinela e bermuda. O foco é no resultado para com o povo", escreveu um seguidor.
A parlamentar já foi prefeita de Bombinhas, no Litoral Norte, por dois mandatos. No dia seguinte à posse, ela se manifestou na mesma rede social.
"Esse é um pedacinho da minha história, para quem não me conhece. Assim como a forma como gosto de me vestir, que, por sua vez, não tem nada a ver com o meu trabalho. Não vou mudar meu jeito de ser porque agora sou deputada. #maisamorporfavor #pormaismulheresnapolitica ", escreveu ela na legenda.
Em entrevista à TV da Assembleia Legislativa catarinense, a deputada disse que não esperava a repercussão.
– Eu francamente não achei que provocaria esse furor. Evidentemente que no primeiro momento me senti violentada, agredida, mas rapidamente uma força muito poderosa de pessoas do bem seguiu no entorno desse processo e entendi que era necessário que a gente tivesse uma postura firme em relação a esse episódio.
A assessoria de comunicação da Casa também se posicionou sobre a polêmica por meio de nota.
"A Assembleia Legislativa de Santa Catarina repudia os comentários misóginos feitos em relação à deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT). Reforçamos que este tipo de visão não cabe mais em uma sociedade diversa, onde todo cidadão tem o direito de se expressar. E que o ataque a qualquer parlamentar é também um ataque ao Parlamento e, por consequência, à democracia".