Nesta quarta-feira, dia 14, Lena Dunham, atriz e criadora do seriado Girls, compartilhou com seus seguidores no Instagram uma selfie de biquíni, exibindo cicatrizes causadas pelo tratamento da endometriose, doença crônica atinge uma em cada 10 mulheres e é uma das principais causas da infertilidade feminina.
"Quando um biquíni da Target te deixa bem, mesmo com suas cicatrizes de endo e tudo e mais", escreveu Lena na legenda.
Mais sobre endometriose:
::
Lena já havia relatado sofrer de endometriose em um artigo da sua newsletter Lenny, publicado no ano passado:
"Desde a primeira vez em que eu menstruei, não me senti bem. As dores de estômago começaram rapidamente e pareciam ser mais graves do que as cólicas levemente irritantes que as mulheres loiras tinham nos comerciais em tons de rosa de remédios para dores menstruais", contou a atriz que hoje conta com a ajuda de injeções mensais para controlar estes sintomas.
Entre os sintomas da endometriose, estão cólicas menstruais intensas e persistentes, dor durante o sexo, problemas intestinais e, em casos mais graves, sangramentos na urina ou nas fezes. A videolaparoscopia é apontada como o método mais eficaz para diagnosticar e tratar a endometriose: uma microcâmera é inserida através de pequenos cortes na região abdominal, permitindo que o médico confirme a doença e remova as lesões.