Você sabia que existem alimentos que, além de protegerem dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas, ainda ajudam a manter por mais tempo o bronzeado?
Muito já se fala sobre o betacaroteno, mas poucos sabem realmente do que se trata? É um pigmento carotenóide antioxidante encontrado naturalmente em diversos alimentos e também uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A – que, por sua vez, é um potente ativador de melanina, o pigmento que dá a cor para nossa pele.
Outra razão para cuidar da alimentação nesta época e investir em antioxidantes são as lesões na pele, geradas por desequilíbrios na saúde. Eles vão ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de cânceres, pois aumentam a capacidade de defesa contra as lesões causadas pelos raios UV (sem substituir o protetor solar, é claro).
Veja uma lista de alimentos para incluir no prato todos os dias.
Ricos em Vitamina A e betacaroteno:
Mamão, cenoura, goiaba, damasco, abóbora, manga, cáqui (alimentos amarelo-alaranjados em geral) e vegetais verdes-escuro: brócolis, agrião, espinafre e couve.
Vitamina C
Acerola, caju, limão, laranja, repolho, goiaba, kiwi emorango, a família das “berries”.
Vitamina E
Gergelim, amêndoas, nozes e amendoim.
Omega-3
Linhaça e peixes.
Selênio
Castanha do Pará.
Licopeno
Melancia, tomate, pitanga e melancia.
Outros alimentos antioxidantes naturais
Beterraba, cúrcuma, aveia, azeite de oliva, chá verde, suco de uva integral, açaí, cebola e cacau.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.