Já estamos na metade de janeiro e, provavelmente, a maioria das pessoas já conseguiu pegar um bronze, seja na cidade ou na praia, e ficar com as marquinhas “da cara do verão”.
Além daqueles cuidados básicos que todas nós já sabemos (né?), como cuidar o horário de exposição ao sol (evitar ficar diretamente exposta entre 11h e 16h), usar protetor com fator de proteção 30, no mínimo, e tomar muito, mas muito líquido (vale água saborizada, chá gelado, água de coco), hoje trago uma informação útil: existem alimentos que, além de protegerem dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas, ainda ajudam a manter por mais tempo o bronzeado!
Saiba que é importante aumentar (e muito!) o consumo de alimentos antioxidantes nessa época do ano. Eles vão ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele, pois aumentam também a capacidade de defesa contra as lesões causadas pelos raios UV.
Mas atenção: não substitua o uso de protetor solar por alimentos fotoprotetores, eles devem ser usados juntos para potencializar a defesa do organismo. Dessa forma, teremos um bronzeado saudável, uniforme e duradouro!
Em especial, eu destaco os alimentos que têm:
- Vitamina A e betacaroteno
Mamão, cenoura, goiaba, damasco, abóbora, manga, cáqui (alimentos amarelo-alaranjados em geral) e vegetais verdes-escuro: brócolis, agrião, espinafre, couve
- Vitamina C
Acerola, caju, limão, laranja, repolho, goiaba, kiwi, morango, a família das “berries”
- Vitamina E
Gergelim, amêndoas, nozes, amendoim
- Ômega 3
Linhaça, peixes
- Selênio
Castanha do pará
- Licopeno
Melancia, tomate, pitanga, melancia
- Alimentos fontes de outros tantos antioxidantes naturais:
Beterraba, cúrcuma, aveia, azeite de oliva, chá verde, suco de uva integral, açaí, cebola e cacau
Consuma esses alimentos todos os dias! Em forma de sucos, in natura ou em receitas. E não dispense a visita ao dermatologista, ele é o profissional capacitado para indicar os cuidados específicos para cada tipo de pele.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.