Esses pãezinhos de batata-doce vão conquistar você. Sim, estou aqui novamente, tentando convencer você a ir para a cozinha para fazer seus próprios pães, mas acredite, isso vira um vício. São tantas opções de sabores – e os pães ficam tão gostosos – que cada minuto dedicado vale a pena.
Confira a receita desse pão feito com a queridinha batata-doce.
Pãezinhos de batata-doce
Ingredientes:
♦ 450g de farinha de trigo
♦ 300g batata-doce descascada, cozida no vapor e amassada
♦ 180ml de água morna
♦ 1 ¾ colher (chá) de fermento biológico seco (granulado)
♦ 1 colher (sopa) de açúcar
♦ 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
♦ 1 ½ colher (chá) de sal
Modo de fazer
Em uma tigela, misture o fermento, o açúcar e a água morna, misture e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos.
Observações:
- Como há muita diferença entre o cozimento e os tipos de batata-doce, vamos acrescentar a farinha aos poucos. E, se você tem uma batedeira planetária, pode fazer o todo o processo abaixo nela.
Em uma bacia coloque metade da farinha e o sal, misture, adicione a batata-doce amassada e fria, coloque o azeite, acrescente o fermento e comece misturar os ingredientes. Vá acrescentando a farinha aos poucos até obter uma massa lisa e que não grude muito nas mãos.
Coloque a massa sobre a bancada e sove, acrescentando farinha se necessário, mas sem exageros. Se você estiver sovando manualmente é preciso de uns 15 minutos de sova para trabalhar bem o glúten.
Então coloque a massa de volta na tigela, cubra com filme plástico ou com um pano e deixe descansar até dobrar o volume. Leva aproximadamente 1h30.
Depois que a massa cresceu, coloque-a sobre a bancada e expulse o excesso de ar.
Divida a massa em 10 partes iguais e modeles os pãezinhos. Coloque na forma deixando um espaço entre eles e deixe crescer por 30 a 45 minutos.
Jogue um pouco de farinha sobre os pães e com uma faca ou lâmina bem afiada, faça cortes para ajudar a crescer. Leve ao forno preaquecido a 180C e asse por aproximadamente 30 minutos.
A receita original veio desse site, mas eu mudei algumas partes.
Nesse link você pode conferir outra receita deliciosa de pão de batata-doce.
Leia mais