Pegar a estrada nos finais de semana rumo ao litoral não se resume mais ao verão. Muita gente assume um segundo endereço para fugir da rotina e do trânsito e ter seus momentos de pé no chão, mexendo na terra ou, em meses frios, curtir a lareira que muitos apartamentos não comportam.
Para uma parcela, porém, a casa de praia fica um pouco mais de lado durante o ano, precisando de uma revisão forte nas semanas antes da chegada das festas e do agito do veraneio. Para este grupo, selecionamos dicas de pintura, paisagismo e produtos que podem ajudar com ideias rápidas e um orçamento menos elaborado. E, por que não, um estilo mais DIY, o famoso “faça você mesmo”.
Voltando aos que curtem seu refúgio praiano sem moderação, convidamos a arquiteta Mádia Santos Borges, do escritório BG Arquitetura, para nos mostrar esta reforma em uma casa de Xangri-lá, no Litoral Norte, projetada com colaboração das arquitetas Milena Schuster e Mariana Schneider.
Mádia conta que as pedras naturais escolhidas para o revestimento do fundo do estar não são apenas estética, mas eleitas por serem duráveis e capazes de resistir às condições climáticas contrastantes. Todos os materiais foram escolhidos levando em consideração sua capacidade de resistir à corrosão salina, garantindo um visual duradouro e de baixa manutenção. Entre eles, aponta a sócia do escritório BG Arquitetura, estão o tecnocimento do piso e de algumas paredes.
Os tecidos também ganharam cuidado prévio para garantir praticidade, como sofás com capas de sarja. A palha, reforça a profissional, foi escolhida de forma pontual para adicionar texturas, como em luminárias, tapetes e objetos de décor. Valorizar extremidades dos cômodos com luz é outro ponto de atenção.
— Incorporamos efeitos de luz indireta para criar uma atmosfera suave e relaxante, o que permite que a iluminação seja distribuída de maneira periférica, evitando sombras intensas — explica Mádia.
Com as ideias lançadas, desejamos um bom garimpo pré-verão a todos.
Um abraço na casa
Um jardim novo pode ser o grande diferencial para mudar o visual de uma casa. Por ser uma morada de temporada, vale sempre pensar em espécies que sejam de manutenção facilitada e bastante resistentes.
Para quem vai investir nessa área nos próximos dias, as biólogas Adri Schüler, da Bendito Verde Paisagismo, e Mariane Elis Beretta, da Mari Elis Ateliê Botânico, selecionaram as dicas abaixo.
E sempre bom lembrar: o primeiro passo é revisar o que se tem, com podas de galhos secos e adubações específicas para esta época do ano.
Tipos de grama
É importante entender o uso de cada residência antes de eleger a grama. Se for “para contemplação”, opte pela Amendoim, de crescimento muito rápido, com flores pequenas de cor amarela, ou a Preta. No caso da segunda, um cuidado: é uma espécie de meia-sombra, não tolera sol forte direto. Já para “pisoteio”, prefira a Coreana ou a Esmeralda.
Coloridos
Dicas de espécies para quem quer um jardim com muitos tons:
- Cróton: baixa manutenção, várias padronagens do verde ao vermelho.
- Trapoeraba roxa: espécie usada para forrações e jardins verticais. De cor roxo-púrpura, forma grandes maciços com floração pequena de cor rosa. Muito baixa manutenção.
- Capim do Texas roxo: de folhas roxas e inflorescência bege, fica belíssimo em maciços e se adapta bem aos fortes ventos.
- Bromélias de sol: de diversos tamanhos e misturas de cores, são espécies resistentes e de baixíssima manutenção. Existem espécies de sol e de meia-sombra.
- Dracena marginata: resistente a ventos, salinidade e sol direto, com folhas coloridas e bem duras.
Monocromático
Dicas de espécies para quem quer um jardim 100% verde:
- Clusia: planta brasileira, de folhas arredondadas, espessas e brilhantes. Tem crescimento lento, mas aceita bem podas e, com o tempo, fecha totalmente como cerca viva. Pode ser plantada no chão ou em vasos.
- Russelia: muito utilizada em jardins verticais ou floreiras altas, pois é uma planta pendente. Com pequenas flores vermelhas ou amarelas, é rústica, mas gosta de um solo arenoso (drenante). A manutenção é pouca, só podar os galhos que vão ficando secos.
- Guaimbê: escultural e rústica, com folhas grandes, vistosas e bem recortadas. Gosta de solo soltinho e adubado. Pode funcionar como uma planta que escala nas árvores.
- Dianela: rústica, forma touceiras bem densas. De folhas verdes com borda branca, é uma ótima opção para jardins de baixa manutenção.
Muro verde
As clusias são ótimas para cerca viva, assim como os hibiscus e malvaviscos. Bambusinhos também funcionam, porém atente para o cuidado com essa espécie, pois ela pode se tornar invasora.
Durante o inverno
Para quem não usa muito a casa ao longo das outras estações, o ideal é selecionar espécies que possam se manter com a água das chuvas. Ou, ainda, investir em irrigação automatizada. Mas é preciso estar sempre atento ao calendário de visitas à casa para manter a média de três a quatro adubações por ano.
Lazer completo
Jardim e varanda são os maiores pontos de encontro nas casas de praia. Que tal dar um up de forma prática para o verão 2024?
Mais do que uma cor
Pintura envolve muito mais do que mudar os tons de uma casa. Protege, faz a energia girar e pode ser feita em etapas, conforme o bolso for se adaptando aos custos. Mas como toda alteração, é preciso ter cuidados para potencializar o uso dos produtos e fazer as melhores escolhas.
Para alguns pontos, os gerentes de marketing de produto de tintas decorativas da BASF, Patrícia Pereira e Victor Fazani, listaram um pequeno manual prático.
Fachadas
A proteção precisa ser redobrada nestas paredes, principalmente com clima praiano. No portfólio da marca, Patrícia e Victor apontam o Suvinil Proteção Total, com acabamento fosco e tecnologia 100% elástica, permitindo que a tinta se adapte às mudanças ao longo do tempo, contribuindo para evitar o surgimento de fissuras na pintura.
Também atua como impermeabilizante, contra a infiltração de água da chuva e maresia, prevenindo o aparecimento de mofo e fungos.
Esmalte
Este tipo de produto é indicado para superfícies como madeira, metal, azulejo, pastilhas, vidro e alvenaria. O epóxi à base de água é uma opção de alta performance para aplicação em fachadas, inclusive para exteriores revestidos com pastilhas.
Também oferece proteção contra mofo. Vale também apostar em produtos com ação anticorrosiva, pois, além de alta cobertura, aderência e limpeza prolongada, ajuda na proteção contra as intempéries.
Interiores
No que diz respeito ao acabamento, é importante considerar três pontos, segundo os gerentes de marketing e produtos: o projeto, as necessidades diárias do ambiente e o estado das superfícies a serem pintadas.
Acabamentos acetinados proporcionam facilidade de limpeza, importante para residências com crianças ou animais de estimação. Já o fosco esconde as imperfeições nas paredes, além de proporcionar um ambiente mais aconchegante, facilitando a decoração.
Portas e janelas
Queridinhas nas fotos de internet, as portas e janelas coloridas ficam lindas em casas praianas com visuais mais despojados.
Para os que querem se aventurar e aderir ao estilo, é preciso buscar produtos acetinados à base de água para não errar no acabamento.
Tendências
Já falamos aqui em Donna que o azul-claro vem forte em 2024 e, vamos combinar, é a cara do verão. A colunista de moda Roberta Weber foi quem deu início aos conteúdos, que depois também foram tema de uma seção do Casa&Cia.
Então, discorrer sobre tendência aqui é também colocar mais holofotes sobre a promessa de “cor do ano”. Patrícia e Victor apontam a paleta Conforto como a aposta da empresa em que atuam. E a gente, que acompanha os lançamentos sabe como os tons quentes, porém brandos, com toque de bege no fundo, devem seguir forte em alta.
Para uma casa litorânea, combinam com texturas naturais e fazem base para estampas bem coloridas e muitas plantas.
Sabor de novidade
Mexer na cozinha e no banheiro pode ser uma dor de cabeça quando não é possível fugir do quebra-quebra. Mas quem pode esperar e optar por um efeito mais rápido, barato e sem sujeira, tem como opção a crescente oferta de adesivos no mercado. Fizemos uma breve seleção com três marcas que contam com estampas que lembram os revestimentos da moda.