Preparar a decoração das mesas de jantar ou almoço de Natal começa com um ingrediente: o carinho. Veja ideias que atendem aos apaixonados por tendências e também aos tradicionais, que não dispensam um vermelho no protagonismo.
Rústico com histórias
Como em todos os anos, a empresária e decoradora Fabi Vanoni, da Casa do Santo Mimo, elaborou seu cardápio com memória afetiva e decoração que vira guloseima ou lembrancinha.
Na mesa da ceia, foram dispostos temperos e seus significados — como uma tradução do que se deseja para quem se quer bem. No centro da mesa, partituras dispostas abaixo dos vasos transparentes criam um toque poético, enquanto as folhas de livros embrulham brownies no meio dos pratos. Ponto alto para quem adora distribuir bilhetinhos personalizados: eles estão presos nas taças.
Base clean
A mesa da Tokglass faz as honras para o décor desta composição criada com objetos da Parochi. Com seu pé de aço carbono e tampo de vidro cristal, o móvel garante o contraste lindo com o vermelho em tecidos, taças e flores — aqui acompanhado do dourado e do verde, arrebatando o coração de quem ama as produções tradicionais.
Propostas fresh
O gerente comercial Rodrigo Christimann idealizou duas propostas expostas na Casa Bordini, com destaque para a composição em dourado e branco e tecido de juta (as cores ficam a cargo de poucas taças e do arranjo de flores). Mas a paleta natalina também ganhou sua atenção, com peças que podem ser usadas o ano todo separadamente e, aqui, foram transformadas pela adição de velas de diferentes formatos.
Se amarre na dica
A empresária Isabella Guimarães, à frente da Festejar e Receber, ama a magia de usar móveis e peças do acervo — e nunca repetir produções. Para o Natal, pensou no pulo do gato por meio de fitas acessíveis e que podem transformar uma mesa de dia a dia na temática mais lúdica do ano. Na versão de adultos, usou uma estampada de cinto de Papai Noel. A criançada teve vez com a fita xadrez (e nem o canudinho deixou de ter uma atenção especial).
Uma noite para dois
Nesta composição da empresária Simiane Gil para a Florense, a ilha da bancada da cozinha ficou totalmente à mostra. Para aquecer o visual, a decoração floral e as luminárias (substituindo as velas) deixam o clima mais intimista. O tradicional guardanapo xadrez branco e vermelho e as míni guirlandas de azevinho arrematam a criação.
Detalhes que amamos
- Camicado
A tábua de servir Acácia, com 40cm de diâmetro, faz as vezes de guirlanda nessa ideia que é a cara do Natal de altas temperaturas do Brasil. Da @camicado
- Casa de La Madre
Um acervo neutro também pode ganhar um toque natalino quando incluímos matizes de verde ou vermelho. Os acessórios em madeira ficaram na medida para uma ceia caseirinha. Da @casadelamadre
- Chez Pixu
Aqui é pura inspiração, direto das criações da jornalista Claudia Pixu que nos brinda com suas ideias cheia de bossa desde São Paulo. O galho ficou temático com o uso de bolinhas de feltro da @panodefadaatelier. Veja mais do trabalho de Claudia em @chezpixu
- Coisas da Luciana
Os encantos do artesanato em tecido... Há quem não abra mão de técnicas como as usadas pela artesã Luciana Sprandel Canals, que comanda o ateliê @coisasdaluciana. Escolhemos esse modelo, que pode ser usado na árvore, em portas ou em uma composição diferente na mesa.