Com pequenas mudanças no ambiente, a hora de cozinhar pode ficar ainda mais prazerosa. Convidamos a designer de interiores Adriana Stedille para compartilhar dicas que vão tornar seu dia a dia mais prático. Veja as sugestões:
Temperos à mão
Manter os itens mais usados na hora de cozinhar torna a rotina mais descomplicada. Para quem adora testar novas receitas, a dica é investir em uma prateleira que acompanhe a extensão da bancada para armazenar seus temperos, com cerca de oito centímetros de profundidade. Adriana sugere que você invista em potinhos de vidro, que facilitam o dia a dia. E não precisa ter todos iguais, viu? Vale reaproveitar outras embalagens, pintar as tampas e o que mais sua imaginação mandar.
Sem desperdício de espaço
Em apartamentos pequenos, aproveitar cada cantinho é essencial. Neste projeto, os armários aéreos vão até o teto, mas foram feitos com profundidades diferentes.
— Isso faz com que o espaço de armazenamento seja ampliado sem que atrapalhe o uso da bancada da pia — explica Adriana.
Iluminação é essencial
Se você é do time que cozinha à noite, já deve ter sentido dificuldade com a baixa luminosidade. Para solucionar o problema e não depender apenas da luz central da cozinha, a dica é apostar em uma iluminação extra para a bancada.
— Gosto de utilizar no próprio armário, na base inferior. Isso pode ser feito depois também, com o móvel já instalado. Basta termos acesso a um ponto de luz — sugere a designer de interiores.
Praticidade em foco
Uma bancada bonita também pode ser funcional. Deixe sempre à mão os acessórios que você mais usa no dia a dia, como facas, colheres de pau e tábuas de corte. Se possível, reserve um espaço próximo ao fogão para os itens. Vale também investir em utensílios que combinem entre si, e que deixem o ambiente harmônico – como as opções em madeira deste projeto. Quem disse que itens do dia a dia não podem decorar também?
Bancada multiuso
Uma das principais sugestões da designer de interiores para quem vai reformar a cozinha é optar por uma lixeira embutida.
— Se não for possível embutir a lixeira, use uma lixeira móvel acima da bancada, que fique camuflada. Se o seu tampo é com pedra preta, por exemplo, use uma lixeira preta. Ficará tão bonita quanto — recomenda Adriana.
Outra boa ideia vista neste projeto é apostar em uma cuba maior do que a convencional, que facilita a armazenagem da louça a ser lavada.