O coração da artesã Lu Gastal bate mais forte pelos tecidos e pelas artes do tricô e das várias técnicas de crochê. Mas entre pompons, pontos de i-cord e bonecas de pano que já ganharam fama nacional passeando por feiras e estúdios de TV, ela também volta as atenções para soluções com materiais que se encontra em casa e que podem render boas produções como esta.
Na tarde em que foi registrada a foto da capa desta edição, em uma troca rápida de ideias, Lu lançou o desafio de pensar propostas com o que tivesse no seu apê. Do armário repleto de tecidos com as mais diferentes estampas saíram as ideias das toalhas e, entre peças de família e alguns garimpos em feiras, algumas das louças.
Mas o pulo do gato foi esta guirlanda, que, ao mesmo tempo que tem o valor afetivo do artesanal, ganhou um minimalismo capaz de agradar os mais diferentes gostos. O material base veio de uma das "suas técnicas", o bastidor de bordado.
SABOR CASEIRO
Para essas ideias que podem ser usadas no feriadão, Lu Gastal indica peças encontradas dentro de casa. Ela mesclou toalhas com estampas poá e xadrez (de tricoline 100% algodão) e peças de família ou garimpadas em feirinha de rua. O prato azul é cerâmica, e as demais, porcelana.
Os ovinhos ganharam cores ao serem tingidos com papel crepom, e os sousplats são feitos a partir de técnica do crochê.