Como se trabalhassem sobre uma tela em branco, as arquitetas Laura e Alice Blacher, do escritório Blacher Arquitetura, criaram por meio de cores os pontos de atração deste apartamento de 70 metros quadrados com planta livre, setorizado apenas no banheiro.
– Desde o início, a intenção foi manter vivas as características que o apartamento nos trazia, como a exposição do concreto, tratamento e uso do piso como sugerido pela construtora, e a distribuição da iluminação por meio de perfilados metálicos e spots. Para a composição do estilo, fugimos do monocromático e do uso único das cores neutras, explorando a cor onde ela se tornou protagonista: cozinha, nicho da circulação e móvel do hall de entrada – explica Laura.
A cozinha e a área social mantêm a estética contemporânea da construção, mas também alinham-se ao perfil do jovem casal de moradores, que preferia criar a decoração com o passar do tempo, contando histórias de viagens por meio de quadros e objetos. Entre as propostas mais funcionais, está o uso do setor de serviço também como escritório, sem abrir mão da função original do cômodo:
– A área molhada da cozinha e lavanderia se unem de forma linear, mesmo com a existência do vidro percebemos a continuidade. Fizemos o layout e estética de tal forma a não parecer que as atividades sejam opostas e que convivam bem.
Volume projetado pelas profissionais com gesso acartonado para setorizar o quarto (por privacidade e também para que fosse melhor isolado para ficar escuro durante o sono), a grande caixa vermelha é o pulo do gato, que imprime toda uma personalidade formada por contrastes, como visto com o quarto branquinho.