
Horas depois de o Grêmio demonstrar sua insatisfação com os problemas ocorridos na Arena, nesta terça-feira (6), antes e durante a partida contra o Santos, a gestora do estádio respondeu às reclamações ponto a ponto.
Em nota oficial, a Arena Porto-Alegrense, empresa gestora da casa gremista, apresentou os esclarecimentos técnicos e operacionais conforme as manifestações do clube: desde a compra do ingresso até o acesso dos torcedores às arquibancadas e também sobre o gramado.
Sistema de reconhecimento facial
O Grêmio responsabilizou a gestora do estádio pelas falhas no sistema de reconhecimento facial que causaram longas filas e atrasos na entrada de torcedores. A Arena Porto-Alegrense, por sua vez, se defendeu, explicando que a tecnologia "está em fase de implantação conjunta entre Arena e Grêmio".
Conforme a empresa, trata-se de um "processo complexo", que exige, "período de adaptação". Visando solucionar o problema, a Arena Porto-Alegrense afirmou que iniciará, a partir desta quarta (7), "uma força-tarefa presencial de atendimento ao torcedor na Arena, com estrutura dedicada para apoiar quem ainda enfrenta dificuldades no processo de cadastro".
Condições do gramado
O Tricolor também manifestou sua preocupação com as condições do gramado, que teria sido "refeito às pressas" e apresentava "imperfeições perceptíveis" na partida contra o Santos. O clube destacou o impacto negativo de um gramado inadequado no desempenho da equipe.
Contudo, a gestora da Arena afirmou que, embora a recente troca gere diferença visual, "o desempenho técnico do campo segue adequado, como atestado pelos profissionais responsáveis e comprovado pela realização regular da partida, sem intercorrências".
Por fim, a Arena Porto-Alegrense destaca seu compromisso para com o clube e sua torcida. Veja abaixo a nota completa.
Veja nota da Arena na íntegra
"A Arena Porto-Alegrense manifesta respeito institucional ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e à sua torcida, reconhecendo o direito do Clube de se pronunciar sempre que entender necessário. No entanto, diante das afirmações divulgadas em nota oficial, cabe apresentar os esclarecimentos técnicos e operacionais de forma pontual, reafirmando nosso compromisso com a transparência e a busca permanente por excelência.
1. Sobre o sistema de bilhetagem e fila virtual
A Arena opera com um sistema de fila virtual desenhado para organizar o fluxo de acesso à compra de ingressos em partidas de maior apelo. Como todo sistema automatizado, eventuais falhas podem ocorrer, mas são identificadas e tratadas dentro dos prazos estabelecidos em acordos de nível de serviço com as empresas fornecedoras. Essas ocorrências são monitoradas de perto e, quando detectadas, acionam protocolos de correção imediata.
2. Reconhecimento facial
A tecnologia de reconhecimento facial, exigida pela Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), está em fase de implantação conjunta entre Arena e Grêmio. Este é um processo complexo, adotado por estádios em todo o Brasil, que naturalmente demanda um período de adaptação. Já contamos com 100 mil torcedores com cadastros validados e aptos a acessar o estádio. Reforçamos que, a partir de amanhã, 7 de maio, será iniciada uma força-tarefa presencial de atendimento ao torcedor na Arena, com estrutura dedicada para apoiar quem ainda enfrenta dificuldades no processo de cadastro.
3. Política de preços e acesso ao estádio
A precificação dos ingressos segue parâmetros compatíveis com os praticados por arenas de mesmo porte no Brasil. As faixas de preço são previamente discutidas e alinhadas com o Grêmio, incluindo campanhas promocionais e benefícios a sócios e segmentos específicos. Estamos sempre abertos a discutir formas de aprimorar a política de acesso com o Clube, desde que com responsabilidade e equilíbrio financeiro-operacional.
4. Condições do gramado
A recente troca de 2.000 m² do gramado foi realizada com o uso da técnica internacional ready to play, consagrada nas principais ligas de futebol do mundo. Embora essa técnica possa inicialmente gerar diferença visual na área substituída, o desempenho técnico do campo segue adequado, como atestado pelos profissionais responsáveis e comprovado pela realização regular da partida, sem intercorrências. A manutenção contínua segue como prioridade operacional.
5. Cumprimento contratual e relação institucional
A Arena tem cumprido integralmente suas obrigações contratuais no âmbito do negócio Arena/Grêmio, inclusive enfrentando, com responsabilidade e agilidade, o severo impacto estrutural causado pela maior enchente da história do Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Desde então, entregamos novamente as condições necessárias para a retomada das partidas no estádio, sempre priorizando a segurança e o conforto do público.
6. Compromisso com a torcida e com o Clube
A Arena Porto-Alegrense reitera seu respeito pela imensa torcida gremista e reforça que todo esforço da nossa equipe tem como objetivo proporcionar a melhor experiência ao torcedor e ao time. Trabalhamos diariamente para atender às exigências legais, operacionais e emocionais que um equipamento desta magnitude exige.
Nosso compromisso é com a evolução, o diálogo e a harmonia. Reiteramos nossa disposição plena para seguir construindo soluções conjuntas com o Grêmio, sempre com foco no torcedor, na segurança, na transparência e na excelência dos serviços prestados."
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.