Separadas, sala de TV e sacada não tinham potencial devido ao espaço pequeno. Juntas, formam um recanto acolhedor e com efeito de continuidade garantido por um painel ripado de madeira tauari. Autor do projeto, o arquiteto Gabriel Pozzobom, do escritório Inhanduí, também unificou o estilo do casal de moradores.
– Ela gostaria de uma sala clara, com tons neutros e bem iluminada. Ele preferia um espaço um pouco mais fechado, de iluminação indireta, em que a luminotécnica e os revestimentos como a madeira propiciassem uma sensação de conforto e calor – explica Gabriel.
Entre os pontos fortes, conta o profissional, está a ampliação da área do estar, que deixou os clientes surpresos não apenas pela metragem quadrada extra, mas também pela valorização do imóvel:
– Outro destaque da reforma foi a solução do problema da pouca utilização da sacada, trazendo para a área interna tanto a mesa de café quanto a churrasqueira, que, ao ficar dentro da sala, integrou também o assador.
União de forças
Com apenas cinco metros quadrados, o recanto do estar agora está somado aos três metros quadrados da sacada, que mantém a mesa de café da manhã e ganhou um banco-baú com futon.
Dois desejos
O painel ripado concilia a preferência dele por madeira (neste caso, a Itaúna), e o pedido dela por cores claras. Na questão funcional, ajudou a nivelar as duas paredes e também é por onde passa a fiação do home theater.