Quando vêm a Porto Alegre a trabalho, o casal de proprietários deste loft de 62 metros quadrados não passa por improvisos na hora de morar. Projetado pelas arquitetas Ana Paula Ostrowski e Karen Wiener Waldman, do escritório Conceito&Arquitetura, o imóvel tem a leveza das casas para poucos dias, mas soluções que poderiam promover o apartamento a um espaço com materiais contemporâneos e bem organizado.
– Este apartamento tem o típico conceito de loft, em que a parte inferior é destinada à área social e o espaço de descanso é ambientado no mezanino.
A escada foi mantida e recebeu destaque por meio da iluminação indireta com balizadores e uma composição de gravuras, trazidas pelo casal de Nova York. Devido ao peitoril de vidro com sistema bottom, o mezanino fica visualmente integrado ao pavimento inferior – explica Ana Paula.
Segundo as arquitetas, o espaço gourmert é um dos pontos de afeto do apê, usado também quando a dupla recebe amigos. O preto foi o tom escolhido para elementos fixos, como a bancada de granito São Gabriel, e também para propostas de móveis e décor: as banquetas foram compradas na loja virtual Casa Wolker. Também nesta região, um adesivo deixa o espaço descolado e com proposta de textura, presente no revestimento 3D usado na lateral da churrasqueira e na parede do hall.
Neutro com toque de calor
No quarto, a proposta visual é semelhante, porém com uma mudança de revestimento que se faz importante devido ao conforto térmico. Enquanto no primeiro pavimento o piso é um porcelanato Biancogres da linha Chicago, com placas de 82cm x 82cm, na área íntima a proposta foi um piso vinílico Fademac Essence em tom amadeirado claro. O aproveitamento de espaço também foi um norteador:
– Os armários atrás da cama ficam imperceptíveis quando fechados, semelhantes a um painel, proporcionando uma grande área de armazenamento.
Transparência
O corrimão metálico e os degraus de madeira da escada são originais da construção do edifício, complementados por um guarda-corpo de vidro temperado no mezanino.
Um brinde ao aproveitamento de espaço
As adegas para vinhos e cervejas ganharam um cantinho especial embaixo da escada, com uma bancada de melamina padrão Louro-Freijó, da Masisa. O tom da cristaleira, mesmo do home theater, é o Stucco, da linha Trama, da Duratex. Abaixo, detalhe para as luminárias da Sulina Iluminação.
Hall
Na entrada, a parede é revestida pelo modelo 3D Dalia, com 43cm x 63cm, da marca Ceusa. Peças como o aparador retrô, comprado na loja virtual artezanal.com, e o espelho, da Entreposto Brasil, dão as boas-vindas.
Tamanho família
A suíte ocupa o mezanino e tem uma cama reserva – quando os filhos pequenos acompanham o casal. Para não criar um grande contraste, o ar-condicionado está adesivado em tom semelhante ao da melamina Chamois, da Masisa. O tom mais escuro é o Lino Piombo, da Arauco.