A medida exata entre cor, materiais expostos, base neutra e uma série de soluções estéticas e funcionais configurou na melhor definição deste projeto para um apartamento de 77 metros quadrados. Assinado pelos arquitetos Gustavo Sbardelotto, do Sbardelotto Arquitetura, e Renata Beck, do Atelier Aberto Arquitetura, com colaboração de Jéssica Kichler, Lúcia Baltar, Sabrina Hennemann e Renata Saffer, o trabalho criou uma morada personalizada para uma jovem pesquisadora que divide o imóvel com o cão Lineu.
Banhado por luz natural, o home office se integra visualmente à sala por um banco e prateleira, ambos de concreto armado moldado in loco.
– Esse banco se estende do estar ao escritório que, com maior profundidade, possibilita um recanto de descanso e leitura com um futton, além de ser mais um lugar para receber os amigos ou até uma cama de hóspedes – explica Gustavo.
Bem ao lado, o móvel com os equipamentos da televisão é longilíneo e se destaca por sua horizontalidade. A mesa de centro, também desenhada pelos arquitetos, conta com pés metálicos e tampo vermelho fosco, dando contraste com os tons sóbrios à sua volta.
Branco e madeira são estrelas
As paredes brancas (inclusive a com maior extensão e tijolos) e o piso de madeira garapeira (7cm x 42cm) permitem que o colorido solicitado pela moradora se fizesse presente.
– Somente o volume da churrasqueira difere-se por ser cinza, e as cores aparecem apenas em alguns móveis e sempre em tons pastel – reforça Gustavo.
Impossível não perceber as samambaias junto ao rodaforro:
– A cliente queria um local para cultivar plantas e pensamos por que não fazer acima da janela? Não poderíamos executá-la em marcenaria pois ao regar as plantas poderia danificá-la. Sendo assim, executamos em concreto moldado in loco. A ideia foi seguir com o alinhamento da viga original.
Cores de Mondrian
O artista plástico holandês foi a inspiração do conceito da estante do home office. A cadeira Omar, de Rejane Carvalho Leite para a Móveis Schuster, complementa a área da mesa desenhada pelos arquitetos.
Menos é muito mais
Os tijolos estão pintados com tinta acrílica fosca e levam textura ao padrão de paredes e bases claras. Abaixo, a prateleira das plantas é totalmente personalizada: concreto moldado in loco.
Tons pastel
O ladrilho hidráulico da Fábrica de Mosaicos e o tom de azul dos armários são em matizes delicados. Um dos destaques é a bancada em lâmina de madeira catuaba, que atende tanto a cozinha quanto o hall de entrada.
Composição
O piso de pastilhas faz parte da paleta de cores escolhida para outros revestimentos e materiais do banheiro, a exemplo da bancada de basalto. Para o armário, foi escolhido o tom verde-bandeira da microtextura.