O pátio desta casa na Capital ganhou novo potencial de uso após uma reforma projetada pelo escritório Rimaz Arq + Design. Amplo, tinha apenas gramado, plantas próximas aos muros e um balanço para os netos.
Neste verão, a diversão tem como destaque a piscina de 9m de comprimento por 3m de largura, inserida em um deque de alvenaria com revestimento de madeira ecológica Ecowood, também conhecida como "madeira plástica", comprada diretamente da fábrica, em Novo Hamburgo.
A posição da piscina foi definida em função do aclive do terreno, o que facilitou a escavação, e também pela privilegiada posição solar.
Os materiais foram pensados para ter um fundo rústico em meio a móveis de linhas retas.
– Deixamos o muro com o visual natural e, para compor, a piscina está revestida pela placa Hijau, da marca Palimanan – explica Barbara Rigobello, que assina trabalho com Aline Menezes de Azevedo.
Na iluminação, os spots de alumínio estão inseridos em rasgos nos tijolos, todos com lâmpadas amareladas, atendendo ao pedido de conferir um efeito acolhedor à noite.
Vocação natural
O aclive do terreno serviu como referência para a parte onde foi construída a piscina (veja a foto do antes abaixo). Um deque com 72cm de altura também esconde a casa de máquinas e é usado como sofá em uma das laterais, com futons de tecido aquablock
Seleção de materiais
Na parede ao fundo e no deque foi usada a madeira ecológica Ecowood, e no piso e na borda da piscina um material cimentício atérmico. A fonte são três bambus naturais, interligados com a saída de água do filtro