A atualização do Press Café da Rua Hilário Ribeiro tem a mesma assinatura da concepção há dez anos. As arquitetas Evelise e Natasha Tellini Vontobel promoveram uma mudança de layout que dá a impressão de terem aumentado os 215 metros quadrados de área interna, pelo deslocamento do volume central.
Ficaram mais funcionais tanto o restaurante quanto o bar, com atenção especial à cartela de drinques para brindar à novidade.
– O resultado traz uma combinação de conceitos atuais e inspirações com o objetivo de fortalecer uma identidade relevante – diz Evelise.
O ambiente exibe um tom cinza especial, feito para acompanhar o ladrilho hidráulico sextavado, tom rebatido em mobiliário e detalhes. Chamam atenção as portas de ferro com vidro martelado detalhadas pela dupla de arquitetas que traz a arquitetura e o paisagismo no DNA. Evelise destaca o grande lustre de neon, como uma escultura suspensa.
Coube no novo layout um hall de espera, delimitado por um bufê Brise-Soleil, do jovem designer carioca Gustavo Bittencourt. A peça, premiada no Salão do Design, esteve exposta ano passado em São Paulo, durante o Design Weekend.
Barbearias: três projetos em Porto Alegre com referências retrôs
Padaria passa por reforma para enfrentar a crise
Reforma: eventos de lazer ou trabalho têm espaço no Takêdo
Antes de adentrar o prédio, a varanda de 45 metros quadrados que descortina o entorno, junto ao eixo da Rua Padre Chagas, tem o prosseguimento da bancada de mármore interna. Esse recurso possibilita acomodar mais pessoas e servir de bar externo. Poltronas Tajá, do icônico mestre Sérgio Rodrigues, entram em harmonia com o restante do mobiliário. Mesas altas e banquetas, na companhia de ombrelones, fazem parte da proposta externa. Natasha ressalta o uso de buxos, clúsias e pacovás no paisagismo.
No bar interno e externo, em mármore branco, a jovem arquiteta destaca a prateleira de bebidas iluminada e a sequência do ripado de madeira crua (eucalipto). As mesas redondas, com iluminação focal de lâmpadas AR 111, seguem o mesmo material da bancada do bar. Enquanto junto às mesas circulares há novas cadeiras dos anos 1950 garimpadas por ela, servem ao bar as contemporâneas banquetas Presto, do designer Marcelo Ligieri. Mesas retangulares preexistentes foram aproveitadas na proposta atualizada.
Na entrada do espaço interno, as poltronas Gelli, dos anos 1960, exibem revestimento de veludo vinho. Nesse tom são os lavabos, com as cubas de basalto e o espelho com LEDs de luz roxa.
Claro que o cardápio segue o refresh do ambiente: além de novas entradas, um misto de culinárias francesa, italiana, tailandesa e argentina, tem pratos principais para seduzir a clientela. E uma carta de vinhos com a distinção do Restaurants Awards do guia anual dos melhores restaurantes do mundo pela revista Wine Spectator.