um projeto clássico e sem os tons de quartos de bebê aparecem no projeto da arquiteta Aline Barrionuevo, com colaboração da arquiteta Daisy Dutra Dias, para o dormitório de uma menina em um apartamento no bairro Três Figueiras, na Capital. A proposta de ar tradicional, solicitada pelos pais da criança, chama a atenção por itens de sofisticação, como o brasão com o monograma da menina nas peças do jogo de cama, mas também pelo detalhe infantil, o recurso da iluminação colorida.
- Eles pediram uma proposta mais sóbria e que tivesse o mobiliário completo, com guarda-roupas, cama auxiliar e cadeira de amamentação - explica Aline.
Espaço reduzido - 10 metros quadrados - é sempre o desafio na hora de projetar o mobiliário. Por isso, peças versáteis, como o berço com a cama auxiliar, para a babá, e o trocador aparecem no mesmo móvel. Também é recurso de aproveitamento de espaço o apoio para os utensílios da troca de fraldas, fixado sobre o berço para deixar livre uma maior área para o bebê.
Camurça, no tecido que reveste a parede, e rosa-antigo se destacam sobre o branco do mobiliário, em laca acetinada. Contribuem ainda para o tom clássico do ambiente a luminária e o tapete. Já o ar infantil se destaca nos brinquedos recebidos de presente e nos quadrinhos, na parede do berço:
- Achei no mercado este quadro do sapatinho, mas não estava encontrando nada que pudesse complementar a parede. Então fiz, em uma loja de molduras, os outros dois quadros, revesti com os mesmos tecidos e encomendei em uma loja que trabalha com produtos direcionados a bebês para fazer minivestidos para aplicar nos dois novos quadros - conta Aline.
Em vídeo, arquiteta fala sobre sua proposta para o quarto: