As curvas que caracterizam a Casa 2 traduzem o subtema que lhe coube: Vida em Movimento. Representando a agitada vida moderna, o projeto de interiores dos arquitetos Cezar Etienne M. de Araújo, Jaqueline Zarpellon de Araújo e Douglas Jardim Plasse acompanha a arquitetura ondulante do prédio. Os quatro ambientes da área social de 110 metros quadrados - estar, goumeteria, jantar e cozinha (nesta e na página ao lado) - se integram pela escolha de elementos sinuosos.
Vasos de vidro longitudinais dispostos sobre tapetes redondos de palha de trigo e colocados exatamente abaixo das luminárias Cappello, do mesmo material, sugerem o efeito de gotas caindo no chão (página 2).
- Sendo a água essencial para a nossa sobrevivência, essa foi uma maneira de exprimir a vida em movimento - descreve Jaqueline.
Paisagem privilegiada
De qualquer ponto dos 58 metros quadrados do Estar da Lagoa (acima), é possível avistar o trapiche e os bosques do entorno através dos grandes panos de vidro.
- A paisagem é tão linda, que dispensamos a TV - revela Cezar.
Para reforçar o conceito não linear, protagonizam a área principal da sala, em frente à lareira, a mesa de madeira em forma de canoa e o par de cadeiras Ripple (assinadas por Ron Arad). Os assentos de plástico branco na forma do símbolo do infinito remetem às ondulações presentes no mezanino e duplicadas pelo grande espelho apoiado na parede ao lado da escada.
A predominância de tons neutros é quebrada pelos coloridos das telas de Suzi Etchepare, destacadas pelo projeto luminotécnico da arquiteta Miriam Schiefferdecker.
Presente desde a primeira edição da Mostra Casa&Cia (Capital e Praia), Zarpellon & Araújo Arquitetos realizou o trabalho em Tramandaí em 17 dias.