A Lua é um dos astros mais importantes para a tradição astrológica, chamada de luminar e com uma forte influência tanto em âmbito individual como coletivo. As fases lunares são estudadas e observadas desde o início dos tempos. Até hoje, se você encontrar um calendário um pouco mais completo, haverá sempre indicações de início de fases lunares.
A observação da influência lunar começou pela agricultura e em seguida encontrou também influência no comportamento e temperamento humano. Ou seja, cada fase lunar traz uma energia específica que pode auxiliar no desenvolvimento de desejos e projetos pessoais e enquanto algumas delas podem trazer a energia e a vitalidade para fazer acontecer, outras convidam a avaliação e ao recolhimento.
Lua nova
A lua nova é considerada o ponto de partida, o início astral e vibracional para todas as intenções. Se quiser começar algo completamente novo, esta é a fase lunar de poder. Ela ocorre quando a Lua está em uma conjunção exata com o Sol e assim propicia o momento ideal para começar novas atividades e novos hábitos, assim como decidir quais direções deverão ser tomadas nas semanas seguintes, bem como planejar e explorar novas possibilidades a partir da auto-observação. Vela lembrar que a lua nova ainda traz consigo uma energia de maior reflexão e recolhimento no céu astral. Ainda que tenha uma força vibracional potente para novos inícios, requer avaliação e maturidade.
Lua crescente
Esta é a fase lunar para partir para a ação. A lua crescente traz o momento de entrar em movimento e fazer acontecer aquilo que já foi planejado durante a lua nova: é uma fase lunar de agito, coragem e criatividade. Na sabedoria popular, a energia da lua crescente tem o poder de "fazer tudo crescer", e na astrologia não é diferente. Esta Lua favorece o movimento, a interação social, a troca de ideias e também as aventuras. Se quiser ter ânimo e vitalidade em algum projeto, esta é a fase ideal. Neste ponto astrológico, é importante estar atenta ao excesso de tarefas e a impulsividade, pois é comum que muitos novos interesses despertem durante a lua crescente.
Lua cheia
Esta é a fase lunar da manifestação, ou seja, tudo aquilo que estava latente, prestes a acontecer mas não acontecia, ocorre na lua cheia. A lua cheia traz um grande poder de revelar o que estava oculto e também de conectar aos instintos mais primordiais. Nesta lua, os sentimentos e desejos afloram, há uma possibilidade de maior empoderamento e autoconfiança para fazer os desejos acontecerem. Além disso, algumas tradições astrológicas compreendem esta fase lunar como a lua da colheita, o período em que o retorno das ações dos últimos 15 dias começam surgir. É ideal para festas, celebrações e encontros amorosos.
Lua minguante
A lua minguante é o momento de reflexão, avaliação e introspecção. Nesta lua, devemos lidar com os efeitos que nossas escolhas trouxeram. É um período que requer maior maturidade, sabedoria e paciência para aproveitar o melhor que essa fase tem a oferece – apesar de estar fortemente ligada a encerramento de ciclos, limpezas energéticas e reflexão. Esta fase lunar pode trazer o momento propício para atividades como terapias tradicionais ou complementares, atividades de autoconhecimento, reorganização dos projetos pessoais e avaliação de resultados. Durante a lua minguante o convite é para desacelerar, pensar duas vezes se as decisões tomadas anteriormente devem continuar ou se a hora da mudança deve chegar. Este é o momento favorável para o autocuidado e para a preservação da energia pessoal.