O horóscopo é uma das linhas mais conhecidas dos saberes astrológicos, e é calculado a partir da posição dos planetas para um determinado dia, mês ou ano.
Existe uma diversidade de horóscopos, como a previsão pessoal anual, o mapa de trânsitos astrológicos, mas também o popular horóscopo mensal, que indica as energias mais presentes no mês e a relação de cada signo solar com os respectivos temas.
Influência do horóscopo na vida
Entenda melhor como o horóscopo pode influenciar a sua vida:
Qual a origem do horóscopo
O horóscopo surgiu como um "mapa da hora". Na antiguidade, quando se queria saber a energia presente em um determinado momento, calculava-se a posição dos planetas naquela localidade.
A interpretação da posição dos planetas surgiu a partir da observação. Historicamente, foi identificado que, toda vez em que uma determinada estrela se movimentava no céu, questões de mesmo cunho tendiam a ocorrer na Terra.
Assim, um pensamento de correspondência ("assim na terra, como no céu") foi um dos pilares da astrologia. Ao identificar as tendências que surgiam, cada um poderia escolher melhor suas ações no período.
Tendências da astrologia
Astrologia é um estudo de tendências e não de sentenças. Dessa maneira, ao calcular determinada posição de planetas para um mês, o saber astrológico pode indicar as principais tendências de um específico período, mas não determinar ou prever de forma rígida e determinista o que irá acontecer.
Afinal, como uma das ramificações da alquimia, esses saberes astrológicos consideram o livre-arbítrio do ser humano e sua capacidade de transformação. O objetivo de um horóscopo é ser, antes de tudo, um indicador de tendências de um determinado período.
Sobre os signos
Ainda que o signo solar seja o que a maioria das pessoas compreendem como o "seu signo", cada pessoa tem um mapa astrológico, calculado a partir de sua cidade, horário e data de nascimento. É o que indica a posição de todos os signos e suas influências em cada área da vida.
Ainda assim, o signo solar é considerado de grande importância, pois indica a principal energia que a pessoa busca desenvolver ao longo da vida, além de características inatas de cada um.
O signo solar representa a individualidade, o "eu" e as tendências de comportamento e escolhas. Para a astrologia, a posição do sol no momento do nascimento é um dos carros-chefes de um mapa astrológico.
Além disso, é importante indicar que a leitura completa de posicionamentos é o que oportuniza uma leitura mais assertiva. Pelo valor significativo da posição do signo solar, é ele quem sempre foi levado em consideração nas interpretações de horóscopos.
Precisão dos horóscopos
Quanto maior o número de dados utilizados para calcular um mapa de tendências, maior a possibilidade de informações. As previsões pessoais são calculadas a partir dos dados pessoais e podem indicar de forma mais precisa períodos de fluência e períodos de desafios.
Ainda assim, todo mês é possível uma interpretação mais abrangente ao indicar como cada signo lida e responde às energias presentes naquele período.