A lua é um dos astros mais importantes na astrologia. O único satélite natural da Terra é chamado de luminar na tradição astrológica e representa as emoções, a segurança afetiva, as relações familiares e também o conforto emocional.
Sua posição no mapa astral pode traduzir compatibilidade afetiva, influenciar a maneira que percebemos o mundo e trazer dicas sobre o sucesso na vida amorosa.
Ela é considerada um astro de grande influência energética e vibracional, pois assim como influencia as marés e a água em todo planeta, a lua também impacta a água presente no corpo humano. Por esse motivo, acompanhamos seus movimentos de destaque, como eclipses, além de seus trânsitos e fases.
A seguir, descobra o significado da lua na astrologia:
Maternar
A lua está fortemente relacionada à maternidade e pode indicar o tipo de relação que cada pessoa manifesta com sua mãe, mas também como lida com aspectos como proteção, cuidado, conforto e zelo. O signo lunar representa o conforto emocional e suas características trazem grande amparo afetivo quando colocadas em prática.
Por exemplo, uma lua em áries representa alguém que precisa estar em movimento, enfrentar suas batalhas para se sentir seguro. Já quem a tem em câncer prefere o cuidado e a proteção e age com mais cautela emocional.
Uma lua em capricórnio fala de segurança emocional ligada a estabilidade financeira. De forma geral, o satélite representa as necessidades básicas emocionais para se sentir segura e protegida. Para saber em qual signo está a sua lua é necessário fazer o cálculo do mapa astral natal.
Humor e temperamento
Uma das grandes características da lua é sua influência direta sobre o humor e o temperamento. Em alguns casos, é possível que a pessoa não se identifique tanto com seu signo solar (o mais popularmente conhecido) e, então, devemos olhar para o signo lunar em seu mapa de nascimento.
A lua do mapa astral natal em signos de fogo pode apresentar um temperamento imediatista, corajoso e ousado. Em signos de água, pode traduzir um comportamento observador e sensível, enquanto nos de ar manifesta um humor mais flexível e social. Em signos de terra, valoriza as atitudes e a profissão.
Horóscopo do dia
Existem dois astros considerados os de maior relevância para astrologia — mais do que todos os outros planetas: o sol e lua.
A lua é considerada o lado emocional, instintivo e intuitivo, a energia e temperamento das pessoas, mas também dos dias e da natureza como um todo. Por isso, o horóscopo diário sempre considera a posição lunar para trazer suas orientações. Saber o signo em que a lua se encontra ajuda a entender melhor a energia do dia e os assuntos que tendem a se manifestar.
Além disso, a lua é o astro que movimenta-se com maior rapidez no céu astral. Sua mudança de signo ocorre a cada 2,5 dias e a agilidade da lua para mudar de signo faz com que ela seja a maior regente do horóscopo diário, a energia do dia.
Linguagem do amor
No campo afetivo, saber mais sobre o signo lunar pode fazer toda a diferença. O posicionamento astral da lua no momento do nascimento caracteriza o tipo de linguagem emocional que é valorizado e será mais presente em suas relações.
Quando bem posicionada no mapa astral, a lua natal pode facilitar o trato social e a empatia. Porém, se apresentar aspectos desafiadores trará obstáculos para o casamento e a dificuldade em relação aos filhos e mães.
Comida e nutrição
A lua pode indicar o tipo de paladar que cada pessoa tem tendência a manifestar. A relação com o alimento e todo tipo de atividade nutritiva são temas regidos pela lua na tradição astrológica. Desta forma, as dificuldades alimentares podem ter forte conexão com questões emocionais. Conhecer o seu signo lunar facilita compreender quais necessidades emocionais precisam ser atendidas e quais as áreas e situações que você tende a recorrer para buscar alívio emocional e afetivo.