Um dos grandes mitos da astrologia é que o signo muda após os 28 anos, mas a verdade é que, neste período da vida, ocorre o retorno de Saturno. Este movimento ocorre pela primeira vez entre os 28 e 30 anos e, durante este período, grandes mudanças tendem a se manifestar. É nessa fase que atingimos a idade adulta astral.
Este é o momento em que Saturno fica posicionado no mesmo signo e grau em que estava no momento de nascimento da pessoa. Por ser o regente da persistência e da tenacidade, quando ocorre seu primeiro retorno, é preciso manifestar mais de suas decisões, definir metas e se comprometer com prioridades.
Além disso, o senso de responsabilidade aumenta e a procura pela individualidade e/ou a necessidade de independência ganha força.
O signo muda?
Em algumas tradições astrológicas, acredita-se que a partir dos 28 se dá mais vazão às características do ascendente, que é o regente da personalidade. Isso acontece devido ao aumento da maturidade.
A partir do retorno de Saturno, a procura por agradar e/ou ser aceito tende a diminuir, o que oportuniza expressar mais espontaneidade. De forma prática, o signo não muda. Ainda assim, é possível identificar uma trasformação na forma de interagir com o mundo e expressar suas vontades.
Idades de saturno
Não é somente por volta dos 30 anos que saturno se torna um grande regente. Também pode ocorrer por volta dos 58 e dos 87 anos. Estas são idades consideradas de grandes mudanças na tradição astrológica.
O céu astral empurra para um amadurecimento emocional e para um momento de assumir as próprias necessidades e verdades pessoais. Ou seja, se o encontro com a verdadeira independência e autossuficiência não foi enfrentado aos 30, poderá reaparecer nas outras idades-chave.
Mudanças profissionais
Saturno também é o planeta regente da carreira. Por esse motivo, é possível que algumas mudanças relacionadas ao trabalho ocorram, tais como mudança de profissão ou busca por atividades que tragam maior significado e propósito para a vida pessoal.
Finanças
Durante o retorno de saturno, mudanças na estrutura material podem ocorrer. A relação com as finanças entra em foco e é preciso administrar os próprios recursos de forma mais madura e paciente.
As mudanças atingem em cheio a estabilidade financeira e podem ser grandes impulsionadoras para novos momentos, se aproveitadas com sabedoria, é claro. Caso a independência não seja uma prioridade, durante este período tenderá a se tornar e a possibilidade de identificar limites e barreiras para os próprios desejos aumenta.
Este pode ser um dos grandes trunfos do retorno de Saturno, pois ao se tornar consciente das próprias limitações, é possível gerir melhor a própria energia e decidir quais atividades e relações devem ser cultivadas e de quais desapegar.