Tem novidade chegando que brinda as apaixonadas por alfaiataria – e quem não? O blazer ganha um substituto à altura de sua elegância e versatilidade: o colete. Sim. O colete passa a ser o parceiro perfeito das calças de alfaiataria, criando um conjunto fresco e contemporâneo.
Este novo costume, nome que se dá à dupla igualzinha de calça e blazer que habituamos chamar de terno, faz do colete o protagonista. O mais interessante, inclusive, é usar apenas o colete. Isso mesmo. Sem parte de baixo, direto na pele, em modelos justinhos e comportados, perfeitos para ambientes mais formais. Ou em outros contextos, versões mais amplas e com decotes generosos que pedem a companhia discreta de um top faixa em tom próximo, para manter a monocromia, ou até mesmo em uma cartela constrastante, criando um efeito ousado de cores. Esta segunda versão tem um apelo mais fashionista e transita por ambientes menos convencionais com igual sofisticação.
Se você curtiu a ideia, é bom observar alguns detalhes na hora de escolher o seu modelo. Coletes justinhos devem ter um decote mais fechado, vestir sem apertar e ter a cava (medida sob as axilas) também mais justinha, evitando mostrar demais a região sob os braços. Já os modelos amplos pedem um olhar atento ao corte, à modelagem, mantendo a cobiçada rigidez da alfaiataria – nada de tecidos muito molengas ou amplitude em excesso, viu?
Ah! E para comprovar a versatilidade, é claro que você pode “desconstruir” o conjunto, usando o colete sobre vestidos, camisetas, camisas, com calças jeans, saias amplas ou sequinhas e o que mais a sua criatividade permitir.
Confira algumas inspirações: