Irreverência e estilo estão em perfeita sintonia na grife gaúcha AsFrutas, criada por Daniele Telles há pouquinho tempo, em dezembro de 2021, e que vem fazendo sucesso por adotar essa fórmula rara para selos gaúchos, tradicionalmente ligados a um estilo minimalista envolto pelos apelos de uma estética geralmente associada ao clima frio. Sim. Se os gaúchos não são reconhecidos pelo uso de cores e padronagens ousadas, AsFrutas cria uma deliciosa e animada exceção, com roupas estampadas por, como o nome antecipa, frutas, em uma cartela vibrante e dramática que encanta ao primeiro olhar.
AsFrutas nasceu de um desejo pessoal de Daniele, uma maquiadora profissional que sempre usou muito preto, mas que se viu cansada de neutralidade, desejando um pouco mais de cor no seu cotidiano. Em visita à uma loja de tecidos, Daniele ficou fascinada por um tecido de toalha de mesa. Isso mesmo: toalha de mesa, cheinho de frutas estampadas. E foi assim que cortou uma calça no pano, à mão livre, e ela mesma costurou.
— Ficou meio mal feita, mas dava para usar — conta Daniele, entre risos, lembrando que a calça fez sucesso entre as amigas.
Daniele curtiu a função. E comprou outro tecido de toalha de mesa, desta vez para fazer um quimono. O visual era bom, mas o acabamento nem tanto, o que fazia com que a criadora ficasse reticente em transformar o hobby em algo profissional. Isso até conhecer uma modelista que colaborou para que AsFrutas surgisse de vez.
Leila Oliveira é o braço direito de Daniele e transforma ideias em moldes, usando as referências de Danielle para criar algo único que tem tudo a ver com a marca, que já surgiu com um estilo bem delineado. Em seguida, outro parceiro se junta à pequena trupe, Rodrigo Dudigo, que criou logotipo e assina as estampas exclusivas das camisetas do selo. Pronto. Criada a marca.
O interessante de AsFrutas, além, lógico, do uso das cores e estampas dos inusitados tecidos de toalhas, é que a maioria das peças têm uma modelagem mais clássica, como calças de alfaiataria, blazeres e camisas. Esse contraste entre o inusitado e o tradicional tornam ainda mais interessantes as criações, propostas em "looks totais" vendidos pelo Instagram e em feiras de moda. Fora um pequerrucho estoque, a maioria das peças é produzida sob demanda, com a cliente escolhendo estampa, modelo e numeração.
Vem conhecer e se animar com @asfrutas_