A gente sabe que é impossível viver sem um costume, o conjunto de blazer e calça de alfaiataria que aprendemos a chamar carinhosamente de terninho — pelo glossário de moda, seria terno se tivesse um colete, mas quem liga, né, já virou terno para nós, que somos íntimas.
Também aprendemos que podemos corromper um pouquinho esta dupla, trocando a calça por uma outra peça que possa deixar o conjunto mais arrojado, ou até mesmo, apostando em alguma matéria-prima diferente ou uma modelagem singular que incremente o terno de todo dia, tornado este companheiro ainda melhor — será que é possível? Espia aqui nossas apostas para este inverno.
De veludo cotelê
Com um aroma setentista chique, este terno chega em modelagem mais certinha, próxima ao corpo, com blazer ajustado e calça reta ou wed leg, mais ampla nas pernas, neste tecido quentinho com efeito riscado. Lógico que o visual fica com um delicioso toque vintage.
De poliuretano
Este material que parece couro, erroneamente chamado de couro sintético (esse termo não existe, viu?), o terno tem um visual elegante e adota as modelagens amplas que são estrelas da temporada. Aposte em cores inusitadas, inclusive no branco.
Xadrez
O terno xadrez tem um jeitinho comportado, convencional, quase caretinha, né? Não mais. O terno xadrez do agora vem com cortes amplos e/ou é usado com acessórios e complementos que transgridam de imediato esta imagem de bom moço. Sim. A dica é apostar em modelagens grandonas ou ousar nos detalhes, com botas pesadas, tênis exagerados, croppeds abusados, camisetas estampadas — ou os dois juntinhos, para quem é bem fashionista, né?
Blazer com vestido
No lugar da calça, surge um vestido que faz parceria com o blazer. O resultado é muito elegante, alonga a silhueta, deixa a gente muito chique, viu? Pode usar com blazer cropped, bem curtinho, combinado a vestidos mais curtos, ou com modelos alongados coordenados a vestidos mais compridos. Abuse da cartela vibrante da temporada.
Tailleur
Imortalizado por Coco Chanel na década de 1950, o tailleur, ou conjunto de casaquinho e saia, volta com tudo nesta estação nos mais diversos comprimentos, modelos, texturas, cores e estilos. Escolha o que mais combina com você. Bom lembrar: para ficar mais fresco, combine sempre com acessórios mais ousados.