A troca de estações indica não só a chegada de novas tendências, como também consolidação de hábitos que caíram no gosto do público. Quando o assunto é maquiagem, após um verão com a prevalência do minimalismo e de tons mais vibrantes, o inverno chega trazendo essas influências, mas o destaque fica para os tons mais terrosos e fechados.
Conforme a maquiadora profissional, esteticista e cosmetóloga Paula Danielle Rodrigues, que atende no espaço Camarim 2362, em Porto Alegre, há uma série de técnicas, produtos e estilos para ficar de olho.
Pele
Uma das grandes sensações do verão foi a preparação da pele com bases e corretivos de composição mais hidratantes, capazes de oferecer um acabamento "glow" e luminoso. A estética abriu espaço para um aspecto mais natural na maquiagem em detrimento do que é oferecido por produtos "mattes" e de cobertura mais pesada. Para o inverno, a expectativa é de que haja uma continuidade do estilo.
— A tendência de pele glow veio para ficar. A cada dia, as mulheres querem peles menos pesadas e com acabamento de hidratação. Os produtos como bases e corretivos estão cada dia mais finos e pigmentados, seguindo essa tendência de peles menos carregadas — aponta a maquiadora.
Paula Danielle pontua que, assim como no verão, o blush mais corado deve se manter em alta. Uma das apostas, segundo ela, é a predominância das versões líquidas do produto por conta da versatilidade.
Olhos
Para a área dos olhos, Paula sugere preparações mais leves, menos densas. Uma sugestão é se jogar no delineado esfumado, feito com sombras, lápis ou pincel. A técnica é capaz de trazer uma suavidade e um aspecto despojado, sem perder a marcação do olhar.
— Acredito que a maquiagem dos olhos não será tão dramática. Irá prevalecer os olhos mais esfumados e alongados. Para as mais jovens, os delineados mais geométricos — cita.
Uma outra tendência para o inverno de 2024 são as produções sem cílios postiços ou com cílios posicionados apenas nos cantos externos dos olhos, com o objetivo de levantar o olhar.
No caso das sobrancelhas, a maquiadora também aposta na naturalidade, sem tanto preenchimento. De acordo com ela, o movimento da "Brow Lamination", dos fios penteados para cima, deve continuar.
— A técnica dá a sensação de sobrancelhas mais alongadas e robustas, mas sem aquele acabamento muito selvagem e espetado.
Lábios
Conforme Paula Danielle, o combo lápis delineador labial, para o contorno dos lábios, mais um gloss para fazer o preenchimento deve ser o queridinho da vez.
Outro item que está cada vez mais em alta nas produções é o chamado lip oil — óleo para os lábios —, um produto multifuncional que pode ser aplicado na boca para dar uma cor e um brilho de forma mais discreta.
Cores
As cores da estação são sempre uma das principais dúvidas entre os adeptos de tendências. O inverno abre espaço para múltiplas opções, mas o predomínio é dos tons fechados.
— Os tons terrosos sempre são tendência quando o inverno chega. E, nessa estação teremos alguns tons a mais, como o vermelho-cereja, tons de vinho em geral e o verde-musgo e cinza — revela a maquiadora.
Cuidados com a make e o que não pode faltar na nécessaire
Paula orienta que para garantir uma maquiagem com aspecto bonito e de permanência duradoura, é preciso ter atenção com a hidratação da pele antes mesmo da aplicação dos produtos. É necessário não apenas adicionar um bom creme hidratante, mas também cuidar qual a temperatura da água utilizada para a lavagem da face. Naturalmente, durante o inverno, a região tende a ficar mais ressecada. Dessa forma, quando a água aplicada é muito quente, é possível que haja uma piora do quadro, o que pode influenciar em um acabamento seco e craquelado na make.
Além disso, para ela, os produtos que não podem faltar na nécessaire são: rímel, corretivo, pó, blush e gloss ou lip oil.
*Produção: Carolina Dill