Você já deve ter visto alguma influenciadora digital nas redes sociais passando maquiagem no rosto antes de ir à academia. Por mais que a ideia de incrementar o look fitness possa parecer inofensiva, a prática é desaconselhada por dermatologistas, já que traz efeitos prejudiciais à saúde que vão desde o surgimento de espinhas até possíveis infecções.
A dermatologista Ana Eliza Bonfim Duarte cita um estudo feito pelo Journal of Cosmetic Dermatology no qual foram analisadas pessoas com maquiagem em apenas metade da face. A conclusão foi de que os produtos de beleza dificultam a abertura dos poros da pele, impedindo a liberação do suor e desequilibrando a regulação da oleosidade.
Além de atrapalhar a liberação de suor e sebo, os poros obstruídos, junto com os resquícios de maquiagem, a poluição e a sujidade que temos contato ao longo do dia, fazem com que a pele se torne mais inflamatória. Cria-se, portanto, um ambiente oportuno para a formação de acne, cravos e espinhas.
— Também aumentam as chances de dermatites, processos alérgicos às maquiagens e irritativos, porque, além do produto, estamos com a temperatura do corpo elevada, suando, propiciando a proliferação bacteriana e infecções — afirma a médica.
A vasodilatação que ocorre no corpo durante a prática das atividades físicas também pode fazer com que componentes da base sejam absorvidos pela pele, causando algum tipo de toxicidade, reação alérgica ou irritação, acrescenta a dermatologista Juliana Fonte. Além de que, com o suor, os produtos podem escorrer para o olho, também causando irritações.
Por fim, outro ponto a ser levado em consideração é que o suor tem sal que pode alterar o pH dos cosméticos — e isso vale não só para maquiagem, mas também perfumes e cremes.
Quais os produtos proibidos?
Quanto maior a cobertura feita na pele pelo produto, maior a oclusão. Ou seja, maiores as chances de efeitos negativos. Base, corretivo, pó, blush e iluminador são os itens mais prejudiciais.
— O que a gente indica é que, se a paciente for utilizar esses produtos, que opte pelos que tenham uma cosmética mais leve, em sérum, oil free, livre de parabenos ou não comedogênicos — recomenda Ana Eliza.
Já itens como rímel e sombra, o melhor é que, caso utilizados, sejam priorizados aqueles à prova d'água, para que não escorram pelo rosto.
— Não recomendamos nenhum tipo de maquiagem, mas o pior de todos é a base — decreta Juliana.
Mas, atenção: para as pacientes que têm manchas na pele e que tratam melasma, a indicação é que usem protetor solar com cor, de acordo com orientação dermatológica, por conta da exposição às lâmpadas.
Rotina de skincare pré e pós-treino
As médicas recomendam a rotina ideal de cuidados com a pele antes e depois da atividade física:
- Para quem vai à academia pela manhã: antes de sair, lave o rosto com água, passe hidratante (de acordo com o seu tipo de pele; seca, oleosa ou mista) e filtro solar. Depois, na volta, lave o rosto com sabonete e faça sua rotina de skincare conforme o indicado pelo dermatologista (pode ter hidratante, ativo antioxidante, creme para área de olhos...).
- Para quem vai à academia à noite, depois de já ter se maquiado durante o dia: passe um produto para remover completamente a maquiagem. Em seguida, aplique um hidratante e vá para a academia. Na volta, a mesma rotina: lave o rosto com sabonete e faça sua rotina de skincare conforme o indicado pelo dermatologista.