A temporada mais quente do ano começa oficialmente nesta sexta-feira (22) clq5gewo1002b016x6l3vjrlye especialistas já definiram suas apostas quanto ao que mais deve se destacar no mundo da beleza durante a estação. Nos cabelos, tudo indica que é hora de guardar a chapinha e o babyliss na gaveta e deixar a natureza dos fios se mostrar.
Nas unhas e na maquiagem, algumas das cores que já brilharam em 2023 – como o rosa-pink da Barbie – seguem, mas abrem espaço para novas tonalidades, como o recém anunciado peach fuzz, tom de pêssego “situado entre o rosa e o laranja” que será a cor do ano de 2024, segundo a Pantone.
Donna conversou com três profissionais da beleza que atuam em Porto Alegre e reúne, a seguir, as principais tendências da área para o verão.
Cabelos libertos
A estação tem tudo para ser o ápice de uma tendência que já vem mostrando potência nos últimos meses: a valorização do cabelo arrumado ao natural e sem o uso de secador, babyliss, triondas e chapinha. A ideia é abraçar os ares de “cabelo bagunçado”. Inclusive o temido frizz tem sua chance.
— As pessoas estão procurando modos de arrumar seus cabelos sem precisar usar ferramentas quentes. A ideia é deixar secar ao natural e finalizar com algum leave-in, ativador de cachos ou cera — afirma a cabeleireira Paola Venturela, que atua no Kapo Hair Lab.
O cabelo do verão 2024 tem um corte que exprime leveza, frescor e permite que a pessoa saia do banho e deixe-o secar naturalmente. A modelo Bruna Barcelos – que também é maquiadora e foi a artista das makes usadas por ela e Paola nesta matéria – tem o cabelo-tendência: em comprimento médio, cortado em camadas quadradas e com mechas feitas com a técnica free hands, ou seja, à mão livre e sem separar os fios com tanta precisão. Tudo isso coroado por uma franja ao estilo curtain bangs – a clássica franja da Brigitte Bardot.
— O corte em camadas é versátil e vai permanecer em alta no verão. E as curtain bangs são as franjas do momento — destaca Paola.
A outra aposta da cabeleireira é o corte que ela própria exibe nas fotos da matéria, o chamado bob cut, totalmente reto e sem camadas, que dá um aspecto geométrico ao visual. É simples, porém atemporal, refinado e que tem a vantagem de deixar o pescoço exposto nos dias de calorão.
O bob cut é uma opção tanto para fios ondulados e cacheados como para lisos, basta caprichar na finalização. Para este passo, atualmente recomenda-se principalmente produtos leave-in, ativadores de cachos, gelatinas capilares, ceras em pó e dry texturizers (sprays texturizadores).
Cores e penteados
A estação pede tons acobreados, terrosos ou que remetam às cores do mel e da areia. No entanto, parar de pintar e assumir os grisalhos também está em alta. Já os ruivos têm força em nuances mais fechadas, e não no vermelho vivo de alguns anos atrás.
As cores aparecem principalmente no estilo moreno iluminado, ou seja, aplicando tons mais claros do que o restante do cabelo, em mechas que vão da metade do comprimento até as pontas.
— É bem aquela estética surfista, do tipo “peguei um sol e meu cabelo abriu”. Podemos esperar cabelos iluminados em tons terrosos, mel e acobreados. Mechas acobreadas são de fácil manutenção, especialmente para pessoas com cabelos morenos, pois é um tom que abre sem muita dificuldade — comenta Paola.
Um rabo de cavalo baixo, com o cabelo dividido no meio e lambido com gel – cow slick –, é um penteado que terá destaque nos próximos meses. Vale investir em um gel para conseguir alinhar os fios e dar a aparência de cabelo molhado que o look pede. Para caprichar no detalhe, vale usar uma mecha do rabo de cavalo para esconder o elástico.
As unhas da vez
Quando o assunto é o design de unhas, o novo ano deve carregar algumas heranças de 2023, mas repaginadas. Segundo a nail artist Carol Meraki, profissional da Cute Esmalteria, na Capital, uma tendência que com certeza continua em alta em 2024 é a dos esmaltes magnéticos, que proporcionam unhas brilhosas e vibrantes. Trata-se de uma unha pintada com esmaltação em gel e que, utilizando um ímã, dá um efeito degradê e aveludado.
— Desde o ano passado esteve em alta essa tendência na cor prateada com fundo meio rosado. Já para 2024, as unhas devem ser mais coloridas, como por exemplo o vermelho red velvet — indica.
Os esmaltes em tons metalizados também seguem em alta, com o prateado perdendo um pouco de espaço e o dourado abrindo novos caminhos. As unhas holográficas em estilo furta-cor, aposta a manicure, vêm com tudo também.
O verde-oliva, que foi popular este ano, dá lugar para uma tonalidade mais leitosa, vibrante e que tem tudo a ver com a refrescância que o verão pede: o verde-menta. O rosa continua dando as caras no ano que está chegando, com uma pequena mudança: o rosa-pink e o rosa-bebê que foram protagonistas até agora são substituídos por um tom intermediário, o rosa-chiclete.
O formato almond ou amendoado é o favorito do momento. Para quem nunca viu, trata-se de uma unha arredondada e que tem a ponta mais fininha. Mas não como as stiletto, as quais são feitas num formato que lembra uma garra.
— As clientes têm trazido para a gente que as unhas supercompridas, apesar de bonitas, não são muito práticas para o dia a dia. Por isso, têm preferido um tamanho mais confortável —relata Carol.
As unhas que estão mais em evidência e que representam a maioria na clientela da manicure são as feitas com esmaltação em gel:
— Inclusive algumas técnicas, como as cromadas e as unhas com esmaltes magnéticos, só são feitas com esmaltação em gel.
Make natural e effortless
Assim como na beleza dos cabelos, na pele a tendência também busca por algo mais natural e neutro, que dê uma impressão de pouco esforço – a chamada effortless makeup. Nas cores, os tons de rosa-bebê e rosa-barbie seguem em destaque, juntamente com a cor Pantone de 2024, peach fuzz, um tom de pêssego clarinho.
— Durante a pandemia houve muito a questão do dopamine dressing, que é buscar a dopamina na maneira como tu te vestes e te maquias, com muitos tons vibrantes. Já em 2023, vimos a volta dos tons neutros. E o peach fuzz aparece como uma cor mais neutra, mas que é a cara do verão porque tem essa estética meio “queimadinha” — explica Theodora Costa, maquiadora da A Penteadeira, marca de beleza e bem-estar da Capital.
Tanto o pêssego, que remete ao efeito do sol sobre a pele, como o rosinha devem dominar os blushes neste verão. As duas cores também funcionam bem nas pálpebras, conforme salienta maquiadora:
— Ficam bem tanto como uma sombra esfumada na pálpebra inteira, dando um ar de sem muito esforço, quanto em delineados.
Os tons de marrom neutro, rosé, dourado e champanhe também são cores que vêm com força para maquiar as pálpebras, já que casam com a ideia de maquiagem mais neutra e leve. Mas são sombras acetinadas ou reluzentes, e não em glitter, que ficou para trás.
Já os delineados coloridos, acredita Theodora, continuam a aparecer, porém repaginados. A moda agora são os traços mais esfumados com pincel, utilizando sombra ou delineador:
— Ele fica menos definido e dá um ar de mais casual para a maquiagem.
As sobrancelhas continuam mais grossinhas e naturais neste verão, não tão geométricas e desenhadas como foi em temporadas anteriores.
— Os pelinhos podem estar mais rebeldes, a gente não precisa ter aquela sobrancelha de 2016, em que não podia haver um fio fora do lugar. Ela vem mais grossa e natural, mas também não tão durinha como na técnica de brow lamination que se popularizou em 2023 —afirma Theodora.
Pele e lábios
Em termos de pele, o momento será de meio termo entre a pele completamente matte e a excessivamente brilhosa, chamada de glow ou de glass skin (pele de vidro), que fizeram sucesso nas últimas temporadas.
Para conquistar este efeito híbrido e o desejado aspecto de pele saudável e sem esforço, a recomendação é aplicar corretivo e base levemente, sem criar muitas camadas, já que o excesso dá uma sensação desagradável no verão. Por fim, a dica é selar a pele com pó translúcido apenas em pontos específicos onde há mais oleosidade, como a testa, o nariz, o queixo e a área da mandíbula.
Na região das têmporas e bochechas, aplica-se blush, bronzer ou iluminador. Produtos em novas formulações, que se propõem a ser mais práticas, também prometem ser os queridinhos do verão. Alguns exemplos citados pela maquiadora são o blush e o bronzer em creme, ao invés de em pó, e também produtos em bastão, como base, protetor solar com base, blush e iluminador.
A busca por naturalidade se reflete inclusive nos batons. Esqueça tudo que é matte e opaco. Para a boca, o foco agora são produtos como gloss e lip balm em cores suaves, que dão um aspecto de boca sempre hidratada e saudável.
Produção:
- Cabelos: Paola Venturela, Alexandre Paranhos e Mairthon Bianchi
- Maquiagem: Bruna Barcelos e A Penteadeira
- Unhas: Cute Esmalteria
- Modelos: Paola Venturela, Bruna Barcelos, Monique Lindmann e Isabella Sclovsky