Quando a gente pensa em fazer "aquele" spa em casa, uma das primeiras imagens que vêm à mente é a máscara de pepino nos olhos, certo? Mas será que um dos mais tradicionais tratamentos caseiros faz, de fato, efeito na pele?
Em mais um capítulo da série Quero Saber, em que respondemos a dúvidas das nossas leitoras sobre beleza, saúde feminina e muito mais, conversamos com duas dermatologistas para solucionar a questão. Vem ver:
Os benefícios do pepino
Não é à toa que o alimento ganhou fama por ser um ótimo aliado no cuidado com a área dos olhos. Aproximadamente 96% do vegetal é composto de água, motivo pelo qual tem um considerável "poder de hidratação para a região", como explica a dermatologista Analupe Webber.
Outra propriedade do pepino que chama atenção das beauty lovers é o efeito calmante que o alimento pode proporcionar à pele, como afirma a médica, que é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É por isso que tanta gente aposta no uso das rodelas de pepino nos olhos para suavizar os efeitos daquela noite mal-dormida, por exemplo - como o inchaço nas pálpebras.
— O pepino contém minerais como ácido cafeico com potencial ação calmante — acrescenta a dermatologista Ana Paula Manzoni.
Quer mais? Analupe lembra que o pepino ainda pode ser um aliado para lidar com pequenas manchinhas na área dos olhos.
— O pepino também tem efeito antioxidante, pois contém flavonoides e vitaminas A e E em sua composição. Também conta com selênio e manganês — afirma ela.
Sobre o efeito despigmentante do pepino, a médica Ana Paula lembra que não há estudos que comprovem a eficácia do tratamento.
— Mas é um bom artifício para obter um efeito refrescante e calmante em situações em que você sente a pele sensível e as pálpebras inchadas — pondera a profissional, que é coordenadora do Núcleo de Cosmiatria e Laser do Serviço de Dermatologia da UFCSPA/Santa Casa.
Qual a melhor forma de fazer o tratamento?
Por ter muita água em sua composição, o efeito é ainda melhor quando você usar rodelas de pepino geladinho no rosto.
— O uso da fruta gelada pode adicionar efeito anti-inflamatório aos seus ativos — ensina Ana Paula.
Mais do que uma sensação gostosa, o tratamento promove uma vasoconstrição na área dos olhos, auxiliando os vasinhos avermelhados a "fecharem", explica Analupe.
— Pode ajudar a diminuir um pouco aquele aspecto arroxeado e avermelhado — garante.
Para a médica, o ideal é deixar a "máscara" por cerca de 30 minutos na região dos olhos. É o motivo perfeito para desligar do celular e da correria do dia a dia, não é? Analupe aconselha repetir o tratamento de uma a duas vezes por semana.
Após o ritual de beleza, vale a mesma recomendação indicada para outros tratamentos: lavar o rosto adequadamente para retirar qualquer resíduo da pele.
— Em geral, o pepino não é uma substância que dá alergia. Mas sempre recomendo que, quando você fizer qualquer tipo de máscara, evite fazer exposição solar logo após (o tratamento) — ressalta ela. — Fique atento a históricos de alergia.
O pepino é um tratamento auxiliar - e só
Não custa lembrar: a máscara de pepino não vai fazer suas olheiras mais profundas sumirem. O tratamento caseiro pode auxiliar a reduzir o efeito do inchaço na área dos olhos, mas não substitui uma rotina de skincare adequada ao seu tipo de pele e necessidades específicas, recomendada por um dermatologista.
— Se a pessoa tem olheiras com pigmentos de melanina, por exemplo, às vezes precisamos usar um ácido ou um produto despigmentante. Tem que avaliar a causa do inchaço da área dos olhos e das olheiras — pondera Analupe. — Olhos inchados podem ser hipotireoidismo, ou resultado de uma alimentação inadequada. Pode ser alergias a maquiagem ou a esmalte também. As olheiras também podem ser causadas por alterações anatômicas. A parte óssea da cavidade onde fica o olho vai alargando com o passar dos olhos, assim como as gorduras do rosto vão diminuindo — lembra a médica.