Foi pra praia com as unhas feitas e o esmalte descascou no primeiro dia? Isso tem uma explicação. O sol e os componentes químicos do produto misturados ao protetor solar causam uma reação que faz com que a esmaltação dure bem menos.
– Tanto o cloro da piscina quanto o sal do mar são vilões para a boa conservação das unhas, influenciando na durabilidade da esmaltação. Além disso, as unhas podem ficar mais “moles”, o que faz com que a cobertura do esmalte, que é rígida depois de seca, possa se quebrar – explica a manicure Michele Altermann, da esmalteria Nails Art, de Porto Alegre.
Mas com alguns cuidados dá para amenizar o problema. Donna consultou especialistas e lista cinco dicas para seu esmalte durar mais nessa época:
Evite cores claras
Esqueça os esmaltes branquinhos. Nessa época de praia e piscina é bem comum os tons mais claros sofrerem alterações de tonalidade, devido à reação gerada entre o esmalte e o protetor solar, fazendo com que o revestimento de verniz do produto desgaste e amarele.
Opte pelas cores mais vibrantes que estão super em alta nesse verão! Tons néons, pink e vermelhos alaranjados são as mais pedidas, pois ressaltam o bronzeado e não costumam manchar.
Lave bem as mãos
Logo após aplicar protetor solar, não esqueça de lavar bem as mãos com sabonete. Mas caso o esmalte já tenha manchado, é possível amenizar o problema passando pasta de dente branca nas unhas. Deixe uns minutos e exangue na água morna.
Abuse do top coat
Quando terminar de passar o esmalte, aplique uma camada de extra brilho nas unhas para proteger a cor e não deixar que ela desbote. Carregue o vidrinho na bolsa e reaplique a cada dois dias. Isso renovará o brilho do seu esmalte.
Escolha produtos de qualidade
De preferência, use marcas que você já conheça. Esmaltes com glitter e cintilantes possuem melhor aderência a unha.
Esmalte de gel
Já ouviu falar da técnica? É uma febre no exterior e chegou com tudo no verão brasileiro. Segundo a proprietária da Nails Art, Sissa Toledo, a esmaltação em gel dura até 21 dias, sem descascar ou perder o brilho. O produto é aplicado sobre a unha natural e a secagem é feita em cabine de LED e UV. Após o procedimento, a cliente volta apenas para a manutenção. A maioria das marcas usadas é importada e o custo da aplicação ainda é um pouco alto – varia entre R$ 50 e R$ 80.
– Mas vale muito a pena pra quem vai viajar ou não tem tempo de ir na manicure com frequência – diz Sissa.