Há pouco mais de um mês, tive o privilégio de fazer uma masterclass com Patrick Ta, um dos maquiadores que mais admiro, no evento Beauty Trends, idealizado por outra maquiadora que adoro, a Brigitte Calegari. Patrick é maquiador há pouco mais de sete anos, trabalha em Los Angeles e é um dos profissionais mais requisitados para os red carpets.
Pra você ter ideia, na clientela dele estão desde de modelos da Victoria's Secret como Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Gigi e Bella Hadid a atrizes como Shay Mitchell, cantoras como Katy Perry e Ariana Grande e até as Kardashian!
Na sua passagem pelo Brasil, Patrick maquiou a atriz Marina Ruy Barbosa e já também foi responsável pela beleza da blogueira e empreendedora brasileira Camila Coelho em eventos neste ano ano, inclusive pro MET Gala.
O estilo do Patrick é aquela make glamourosa, com pele leve, ultra iluminada, olhos levemente esfumados, algumas vezes delineados, geralmente batom vermelho ou escuro, ou gloss, com uma pegada "old Hollywood", sabe? Bem red carpet!
Quer aprender a fazer uma maquiagem assim? Dá o play e veja esse tutorial inspirado nas produções do Patrick:
Para ter esse resultado, destaco abaixo alguns pontos essenciais:
Capriche na preparação de pele
Uma boa limpeza e hidratação da pele antes da maquiagem. Para conseguir aquele efeito super glow, Patrick utiliza até oleo facial. Quem tem pele mista, evite a zona T (teste, nariz e queixo) e quem tem pele oleosa, passa longe! Mas se você tem pele normal ou seca, se joga!
Bronzer como sombra
Essa é uma técnica que eu já utilizava. Amo utilizar o bronzer para "aquecer o côncavo", cria uma boa transição, bem sutil, para as sombras que serão aplicadas depois.
Proteção abaixo dos olhos
Patrick sempre utiliza uma proteção abaixo dos olhos para evitar que suje a pele já maquiada. Eu utilizei micropore no vídeo, mas hoje em dia é fácil encontrar um produto específico para esse fim em lojas de cosméticos e beleza. Esse artifício também auxilia a criar aquele efeito de olhar amendoado, puxado para as laterais na crescente, que ele geralmente executa nas maquiagens e fica lindo!
Para evidenciar ainda mais, apliquei sombra na raiz dos cílios - o que também ajuda a disfarçar a cola dos cílios postiços - e após apliquei corretivo indo até a lateral do rosto, proporcionando uma limpeza maior da área abaixo da sombra.
Cílios postiços em tufos
O beauty artist diz que usa geralmente os cílios postiços de tufos, por proporcionar um resultado mais natural. Além disso, eles tendem a pesar bem menos que os inteiros e são mais fáceis de colocar em si mesma - fica a dica para quem tem dificuldade! Também podemos ir construindo o efeito que desejamos, mais clean, ou dramático.
No tutorial, eu apliquei de tufos que vem de 3 em 3 e que são fáceis de colar - os de tufos individuais são um pouco mais trabalhosos, pois despendemos mais tempo para conseguir preencher toda a raiz dos cílios.
Contorno com produto cremoso
Eu utilizei uma base em bastão, assim como Patrick, para fazer o contorno. Utilizei um pincel Duo Fiber com cerdas bem maleáveis para um efeito esfumado. Esfumar bem o produto aplicado garante naturalidade especialmente para quem não está muito habituada com a técnica. Patrick aplica o contorno cremoso antes da base até, mas eu adaptei e apliquei depois, como geralmente faço. Com o produto cremoso, é fácil de atingir um efeito bem natural.
Aplicar pó solto aos poucos para selar a maquiagem
Outra técnica que Patrick usa é aplicar pó solto (o meu favorito) para ajuda a selar a maquiagem no rosto e evitar que ela saia do lugar mais rápido. Ele aplicou doses moderadas da versão solta de Laura Mercier (pó que usei no tutorial para selar as áreas abaixo dos olhos) com um pincel fofo, tipo o de esfumar sombra. Caso sua pele seja oleosa ou a maquiagem tenha que durar mais tempo, aconselho a aplicar um pouco na testa, nariz e queixo também.
Utilize pincéis limpos para esfumar
Essa é outra técnica que eu já costumava praticar. Patrick adora o efeito bem esfumado dos produtos, assim como eu. A dica da vez é utilizar um pincel limpo, sem pigmento algum, para esfumar os produtos da sombra, para ir unindo-as, e retirar qualquer marcação visível. Dessa forma, conseguimos criar aquela transição bonita, imperceptível onde inicia uma cor e começa outra.
Finalização com esponjinha
Patrick aplica os produtos com pincel, mas prefere finalizar todas partes da make com esponja. E ele utilizou vários tipos e tamanhos diferentes na masterclass, para diferentes áreas do rosto. Outra dica é pressionar a esponja e não arrastá-la, para garantir que a maquiagem "assente" bem na pele.
AGRADECIMENTO:
Hair: Kerols Almeida (Kapo Cabelos)
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.