Os pincéis de maquiagem devem ser lavados com regularidade. Saiba como e quando lavar para conservá-los.
Por que lavar?
Antes de tudo, é importante entender o por quê de ter que tomar esse cuidado. Os pincéis são suscetíveis a acumular impurezas e micro-organismos que podem prejudicar a saúde da pele, como causar dermatites e transmitir até doenças no caso de compartilhamento desses utensílios.
Se você não limpar seus pincéis periodicamente, há um risco de bactérias e fungos se proliferarem, e resíduos de produtos podem se acumular nos pincéis e afetar o resultado da sua maquiagem.
Quando lavar?
Caso você utilize os pincéis uma vez por dia, é recomendado que os acessórios para bases, corretivos líquidos e batons sejam lavados a cada 15 ou 20 dias no máximo. Eles acumulam mais produto e a umidade facilita a presença de bactérias e fungos.
Já os pincéis usados para aplicar sombras secas e pós devem ser lavados no mínimo uma vez por mês.
Se você não faz uso de pincéis todos os dias, minha dica é checá-los um dia antes de utilizá-los, para que dê tempo de lavar e secar se necessário. De qualquer forma, é importante fazer uma limpeza pelo menos uma vez por mês, para que não haja a proliferação de fungos e bactérias, conforme já mencionei anteriormente.
Vale ressaltar que retirar o acúmulo de produto com um lenço umedecido, por exemplo, para usar outra cor durante a maquiagem, não substitui a higienização correta e nem previne o pincel de ser um transmissor de bactérias!
As esponjas de maquiagem também necessitam um cuidado especial: o indicado é que elas sejam descartadas em até três meses.
Como lavar?
Existem vários produtos específicos para a limpeza de pincéis, entretanto, há de se tomar um certo cuidado pois eles tendem a ser mais agressivos. É importante ver se ele é adequado ao tipo de cerda do pincel, para evitar que o estrague.
Eu, particularmente, gosto de lavar meus pincéis com shampoos neutros infantis, pois promovem uma limpeza suave e deixam as cerdas macias, mas isso depende também do tipo de cerda. Se necessite mais maciez, também aplico condicionador.
Costumo pegar um pouco do produto com as mãos e na água corrente faço movimentos circulares com os pincéis na mão - cuidado para não danificar as cerdas.
Enxáguo até que saia todo o shampoo e o pincel esteja bem limpo. Depois, removo o excesso de água com uma toalha ou papel-toalha, e deixo eles secarem naturalmente.
Dicas extras:
- É importante que os pincéis não sejam deixados em pé, pois pode escorrer água para o cabo do pincel, o que pode provocar a danificação dele, além de danificar o formato original das cerdas;
- Indico deixar os pincéis secarem deitados sobre uma toalha;
- Caso necessite secar mais rápido, use secador, mas com ar frio e sempre no sentido da cerda;
- É importante alertar para não guardar os acessórios se eles ainda estiverem molhados. É fundamental armazená-los em local seco. Os banheiros, por exemplo, não são uma boa escolha, já que ficam frequentemente úmidos e isso gera muita proliferação de bactérias;
Importante: as dicas acima são para quem faz uso pessoal dos pincéis. Quem é maquiador profissional, deve ter cuidados extras e limpar os pincéis com ainda mais frequência.
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.