Pessoas que possuem pele oleosa com frequência têm dúvidas sobre o que fazer para a maquiagem durar mais. Se esse e o seu caso, segue algumas dicas:
Preparação de pele
Além de cuidados específicos, principalmente se você tiver espinhas ou acne e usar produtos adstringentes, é necessária fazer uma boa preparação de pele antes de aplicar a maquiagem. Uma boa opção é usar água micelar, que além de limpar, tonifica a face.
Hidratação, sim!
Em seguida, vem o uso de hidratante. Sim! A hidratação é muito importante para deixar sua pele saudável, seja ela normal, seca ou mesmo oleosa.
A pele oleosa necessita, sim, de hidratação, pois o excesso de oleosidade não significa que a pele está hidratada. É possível ter uma pele oleosa e ressecada! Ou pior: criar o efeito "rebote", porque ao tirar todo o óleo utilizando somente produtos adstringentes e não fornecendo nenhuma hidratação, a pele fica com "sede" e tende a produzir ainda mais óleo para tentar voltar ao seu equilíbrio.
Por isso, hidrate diariamente com produtos apropriados. O ideal é que a textura seja leve, então procure por produtos em gel ou séruns, pois são absorvidos rapidamente pela pele. É importante também que não haja ativos gordurosos na composição, como o ácido hialurônico.
Após a hidratação, utilize primer. Ele ajuda a esconder imperfeições, diminui os poros e auxilia na duração da maquiagem. Já escrevi com mais detalhes sobre todas as funções do primer.
Escolha a base certa
Prefira bases sem óleo na sua composição. O produto não necessariamente precisa ter acabamento matte, mas entendo que muitas pessoas prefiram. E ao contrário do que muitas pensam, o ideal é que a base não seja muito “pesada”. Ela pode ter alta cobertura, mas não exagere na aplicação. A pele oleosa tem dificuldade em "segurar" os produtos, e quanto mais passamos, pior fica! Pode começar tudo derreter e o resultado ser desastroso.
Veja sugestões de algumas bases indicadas para peles oleosas:
* produtos testados por mim
Não passe muito pó
Você pode, e deve, passar um pó para selar a maquiagem, principalmente na Zona T (testa, nariz e queixo - áreas que tendem ser mais oleosas). Porém, outro grande mito é o de que quem tem pele oleosa deve passar pó seguidamente para retirar a oleosidade que vai aparecendo ao longo do dia. Não se engane: isso pode fazer com que a make comece a craquelar. Para evitar que isso aconteça, a melhor alternativa é retirar a oleosidade com um papelzinho (sem esfregar, apenas pressionando-o levemente contra a pele). Na necessidade de passar mais produto, dê preferência para os pós soltos e bem fininhos, que tendem a acumular menos.
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.