No universo da maquiagem, um dos itens mais indispensáveis na nécessaire é o blush. Ele tem a função de revitalizar a fisionomia, auxiliar a transformar o formato do rosto. E, claro, ressaltar a cor da nossa pele, dar aquele ar de saúde, sabe?
Apesar de parecer fácil aplicar, é possível que, em vez de auxiliar na harmonização facial, ocorra justamente o contrário. Aqui vão algumas dicas sobre como aplicar e qual tipo de blush escolher.
Como aplicar
Uma das grandes crenças sobre o blush é que se deve sorrir para saber onde ele deve ser aplicado. Mas, ao sorrir, a maçã do rosto sobe, certo? E ao relaxarmos, ela desce. Por isso, o ideal é iniciar a aplicação bem no centro desse ossinho e com o rosto relaxado, assim posicionamos o produto no local correto. Dependendo do seu formato de rosto e tipo de pele, isso não impactará tanto no resultado, mas melhor não arriscar.
Além disso, é muito importante ter consciência de que o blush não deve ir em toda bochecha e, sim, somente nas maçãs do rosto. Os movimentos devem ser suaves, em direção à orelha e esmaecendo, isto é, não deve ficar marcado!
Onde aplicar
O ideal é ficar acima da linha do nariz (não “descer” muito) e também utilizar a pupila como parâmetro para não aproximar muito do nariz (imagine uma linha que desce da pupila, você deve aplicar o produto entre esse limite imaginário e a orelha).
A aplicação “universal” é com esse movimentos na diagonal. Porém, quem tem rosto longo deve ter um cuidado especial na aplicação do blush. O ideal é aplicá-lo na horizontal em direção à lateral do rosto para dar impressão de um rosto mais cheio. Aqui não é aconselhado a aplicação na diagonal justamente por alongar ainda mais o rosto.
Tipos de blush
Pó/pérolas: peles maduras e com marcas, ou muito seca, ressecada, deve-se evitar. O ideal, nesses casos, é utilizar um pincel “fofinho” não muito largo para não ultrapassar a área em que se deve aplicar o produto. Cuidado para retirar o excesso antes de aplicar na pele, para não ficar exagerado.
Creme/líquido: pode ser usado em qualquer tipo de pele. O acabamento fica bem natural. Pode ser aplicado com um pincel “fofinho” e até com os próprios dedos dando batidinhas. Cuidado extra com os blushes líquidos pois é muito fácil exagerar na dose ou até escorrer. Então, o melhor é passar aos poucos.
Para arrematar o blush, você pode aplicar o iluminador e deixar sua produção ainda mais bonita!
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.