Além de contornar bem os lábios e garantir um lindo efeito, o lápis de boca pode auxiliar de várias formas na produção da maquiagem.
Confira algumas dicas:
Aumentar ou diminuir os lábios
A principal função do produto é definir o contorno dos lábios, e delimitar onde será passado o batom, gloss, enfim. E ele ainda pode te ajudar a dar mais ou menos volume, sabia?
Caso sua intenção seja fazê-los parecer maior, faça o contorno ultrapassando levemente a linha da boca e aumentando a área para aplicar o batom, mas sem exagerar! A intenção não é ficar com um aspecto “fake”.
Também é possível trabalhar com degradê de tons para potencializar o efeito de volume. A proposta aqui é utilizar um lápis de boca de tom um pouco mais escuro que o do batom na hora do contorno. Isso dá a sensação de profundidade e aumenta o volume dos lábios. Porém, tenha cuidado para não deixar essa transição de tons muito marcada. Veja o exemplo da top Naomi Campbell:
Caso você queira diminuir o volume dos lábios, também é possível. Basta aplicar o lápis de boca antes do contorno, bem próximo a ele. Veja como a Rihanna usou:
Durabilidade maior
A durabilidade do batom nem sempre é muito alta, sobretudo quando se trata de produtos cremosos ou cintilantes, ou mesmo o gloss. Apostar no lápis de boca vai diminuir a necessidade de retocar a maquiagem, já que ele aumenta a fixação do produto.
Uma dica para o batom ter uma durabilidade maior é passar o lápis não só no contorno da boca, mas, sim, em toda ela.
Se desejar, também é possível passar apenas o delineador, isto é, preencher os lábios somente com o lápis de boca. O efeito fica mais sequinho que um batom normal, numa textura parecida com a matte e que dura por mais tempo. Claro que essa dica pode ser melhor aproveitada se seus lábios estiverem bem hidratados. Veja como a tática funcionou na Kim Kardashian:
Mais precisão para passar batom escuro
Muitas vezes é difícil ter precisão na hora de passar batom escuro, afinal, qualquer detalhe fora já chama muita atenção, bem mais que um batom clarinho. Ou seja, qualquer errinho pode virar uma bagunça!
Como o lápis delimita a área em que o batom vai ficar, é muito mais fácil preencher a cor dentro do contorno e, ainda por cima, proporciona um efeito mais bonito, mais profissional. Olha a Adriana Lima aí para comprovar:
Luise Mendonça é Relações Públicas e maquiadora profissional. Embora ligada nas tendências, acredita sobretudo na individualidade. Em suas colunas, traz dicas e novidades sobre maquiagem e beauté. Escreve semanalmente em revistadonna.com.